Entrada do Mercado das Artes se torna ‘mural’ para talentos locais

Tela de cinco metros de altura chama a atenção de quem entra no Mercado das Artes, no Centro

Uma pintura em tela com cinco metros de altura está chamando a atenção de quem passa pelo Mercado das Artes, em Maricá. A obra “Nossa! Senhora”, do pintor maricaense Raphael Grizotte, que retrata uma mulher endeusada com rostos de três homens aos seus pés, está exposta desde o dia 15 de julho na
parede principal do mercado, na entrada do espaço. O painel ficará em exposição até 30 de agosto e a visitação é gratuita.

Embora não seja uma representação de uma santa, a obra lembra imagens encontradas em igrejas católicas. O artista explica que teve o cuidado de procurar o padre da paróquia Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá, para mostrar o painel antes de expor. “Ele gostou e disse que o trabalho é artístico. Quis fazer uma pintura parecida com os traços do Michelangelo, mas sem criticar a religião”, conta Grizotte, que mora em São José do Imbassaí.

Em um dos boxes do Mercado das Artes, Grizotte expõe outros quadros. A maioria retrata pessoas, objetos e lugares inspiradores para o artista, como antigas paixões. No local, o público também pode conhecer pinturas que parecem fotografias de fatos reais da história mundial, como a crise americana de 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. “Também exponho trabalhos do meu irmão Rodolpho, que foi quem me influenciou a pintar”, acrescenta.

Segundo a secretária de Trabalho e Emprego, Patrícia Villela, a ideia é utilizar a entrada do Mercado das Artes (administrado pela prefeitura) para expor trabalhos diferenciados de artistas locais. “A próxima obra que será exposta é uma escultura de Nilton Torres, que mora em Barra de Maricá, e faz trabalhos com isopor, barro, saibro e concreto celular”, adianta a subsecretária, acrescentando que o "mural de talentos" tem atraído visitantes que veem as obras até de fora do mercado, quando passam pela rua.

O Mercado das Artes fica na Rua Alvares de Castro, na esquina com a Rua Barão de Inohan, em frente à Casa de Cultura, no Centro. O espaço funciona de quarta-feira a domingo, das 12h às 22h.