Representante do MEC visita Maricá e se reúne com equipe da Educação Infantil

Representante do MEC visitou obras de construção da creche Marinelândia, em Cordeirinho.

A Secretaria Municipal de Educação recebeu hoje (11/07), pela primeira vez, a visita oficial da consultora da Coordenação Geral de Educação Infantil (Coedi) (órgão da Secretaria de Educação Básica do MEC), a professora Maria de Fátima Semas Malheiros.

Recebida pela secretária municipal de Educação, Marta de Melo Quinan, e parte da equipe da SME, Maria de Fátima tratou, entre outras questões, do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhamento Escolar da Rede Infantil (Proinfância), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também fez parte da pauta do encontro assuntos relativos ao recém-lançado programa federal “Brasil Carinhoso”, voltado para famílias que possuem crianças de até 6 anos em sua formação.

“Nessa primeira visita a Maricá, vim principalmente colher informações e ouvir sobre as experiências locais no campo da Educação Infantil”, explicou Maria de Fátima. “Assim, iniciamos o processo de elaboração do projeto pedagógico municipal, trazendo o apoio do MEC e fazendo circular as ideias entre os municípios do Rio que aderiram ao Proinfância.”

Segundo Maria de Fátima, Maricá, por suas recentes iniciativas, “vem demonstrando interesse em participar desse processo”, avaliou, citando como exemplo o andamento da construção de duas creches, em Inoã e Cordeirinho, além do início das obras de uma terceira unidade, em Itaipuaçu.

Antes do almoço, a representante do MEC visitou as obras da creche Marinelândia, em Cordeirinho. As três unidades em construção na cidade seguem o padrão estabelecido pelo MEC e terão, cada uma, capacidade para receber 120 crianças a partir de dois anos em tempo integral ou 240 em tempo parcial.