Escola municipal na Mumbuca ganha sala de informática e laboratório de ciências

2089
Microscópio e filmadora são alguns dos equipamentos do laboratório de Ciências.

A escola municipal Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca, conta a partir de hoje (11/07) com cinco novos espaços educacionais, entre eles um laboratório de ciências, uma sala de informática e uma área para o ensino de alunos com necessidades especiais.

Um dos projetos mais aguardados para o novo laboratório de Ciências Professora Romilda dos Santos, chamado de Casa de Ciências, Artes e Outras Linguagens (CACAL), é a criação de uma horta e de um mini-planetário. A proposta é utilizar a Casa da Ciência para diversificar os trabalhos extra-classe e estimular a criatividade dos estudantes.

A proposta de desenvolvimento do laboratório de ciências está sendo realizada  desde agosto de 2011 numa parceira com a Universidade Severino Sombra, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), sendo, inclusive, a primeira modalidade implantada na cidade com recursos desta fundação.

A coordenadora geral do projeto e pesquisadora da Universidade Severino Sombra, Luíza Oliveira, declarou que "a ação partiu dos pesquisadores da universidade que possuem o objetivo de fomentar uma educação científica em nossa cidade a partir das séries iniciais e não somente no Ensino Médio”. Luíza também explicou a escolha da escola Joaquim Eugênio dos Santos. “O histórico dessa unidade acometida em 2010 por uma grande enchente foi um dos fatores preponderantes para começarmos o projeto pela Mumbuca”.

Em processo de montagem, a sala possui computadores, filmadoras, microscópio e diversos instrumentos de pesquisa. A partir de agosto, os alunos terão acesso a novos experimentos sobre, por exemplo, a localização dos planetas e conceitos como o da gravidade. Até junho de 2013, também está prevista a conclusão da instalação de uma horta para os alunos aprenderem, na prática, o ciclo de vida dos alimentos.

Também foram inaugurados durante a cerimônia desta quarta-feira duas novas salas para coordenação pedagógica.

O diretor da escola, Ilson da Silva Cardoso, informou que o local funciona em dois turnos e atende 524 alunos, do pré-escolar até o 5º ano (Ensino Fundamental). Criada há 18 anos, a escola foi municipalizada em 2008.

Homenagens

Em homenagem a uma antiga educadora da cidade, o laboratório de Ciências recebeu o nome de Professora Romilda dos Santos, filha do patrono da escola (Joaquim Eugênio dos Santos) e falecida aos 55 anos. Representando a homenageada, a irmã dela, Maria Ilda dos Santos Crocamo, acompanhou a inauguração do espaço.

O laboratório de Informática foi montado em parceria com o ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional). Ao todo, são 19 novos microcomputadores, acesso à internet e impressora, que permitirão o desenvolvimento de atividades pedagógicas. O espaço recebeu o nome do Professor José Carlos de Almeida de Silva, que há mais 53 anos presta serviços ao Magistério da cidade.