Velha ponte da Rua Álvares de Castro é removida para obras do Canal da Cidade

Canal será aprofundado no trecho para atingir 2,5 metros.

Além do início da urbanização, as obras do Canal da Cidade estão proporcionando mais uma drástica mudança na paisagem do centro de Maricá. A pequena e antiga ponte que passava sobre o canal e era parte da Rua Álvares de Castro foi retirada neste domingo (24/6), para a colocação da uma nova passagem composta por estruturas pré moldadas. Os moradores mais antigos afirmam que a velha ponte estava no local há cerca de 50 anos.

A equipe responsável pela intervenção iniciou nesta segunda-feira (25/6) o trabalho de limpeza do leito do canal naquele trecho, que será adaptado para atingir os 2,50 metros de profundidade do restante do canal. Após a colocação das estruturas, haverá o nivelamento da pista de rolamento da Rua Álvares de Castro para que o trânsito seja liberado. Os técnicos avaliam que este trabalho estará finalizado até a metade de julho.

O secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, afirmou que a intervenção, que não estava no projeto original, se tornou necessária uma vez que a velha estrutura deu sinais de que não suportaria por muito tempo um fluxo maior de ônibus e caminhões. A velha ponte chegou a ser interditada para esses veículos a partir de setembro de 2011, quando a obra do canal ainda estava no início.

“O que estamos realizando aqui é uma obra duradoura, que ainda vai estar firme pelas próximas décadas. A ponte antiga não estava em mau estado de conservação, mas para nós é melhor dar a garantia ao usuário de que o trecho terá suporte suficiente para um aumento no volume de veículos mais pesados”, ressaltou Cabral.

Os operários trabalham em ritmo acelerado – inclusive nos fins de semana e feriados – para agilizar a entrega do Canal da Cidade remodelado. A obra conta com recursos próprios da prefeitura e tem 546 metros de extensão. O investimento total é de R$ 2,5 milhões.

Mudanças no trânsito

Enquanto a nova passagem não fica pronta, quem circula pela região do Canal da Cidade, entre os bairros do centro e Araçatiba, precisa ficar atento às mudanças no trânsito que já estão valendo. O fluxo de veículos para Araçatiba segue por toda a extensão da Rua Alferes Gomes (em sentido único até a Avenida Nossa Senhora do Amparo, depois em mão dupla), ou pela Rua Álvares de Castro até a altura do canal, onde o motorista deve seguir pela Avenida Um até a Alferes Gomes para, então, acessar novamente a Álvares de Castro. Em direção ao centro, basta seguir a Rua Alferes Gomes até a Avenida Nossa Senhora do Amparo, onde seguira o fluxo normal daquela via.