Secretária Executiva Maria Helena Alves Oliveira deixa o cargo

A Secretária Executiva Maria Helena Alves Oliveira está deixando o cargo que ocupava na Prefeitura de Maricá desde 1º de julho de 2010, junto com as secretarias de Fazenda e Administração e as chefias da Agência de Desenvolvimento Municipal e da área de Tecnologia de Informação. Formada em Direito e Comunicação, com MBA em Gestão Pública, a secretária estava à frente do processo de modernização do Executivo, tarefa na qual obteve inegável sucesso.

Com a experiência de ter atuado em cidades importantes como Manaus e Nova Iguaçu, Maria Helena Alves Oliveira liderou os principais programas em implantação e que fizeram do município de Maricá um modelo nacional de gestão tanto para organismos de fomento, como BNDES e Caixa Econômica Federal, quanto para várias outras cidades.

Por considerar que o trabalho está bem encaminhado pela equipe que preparou em Maricá, a secretária decidiu aceitar um dos vários convites que recebeu para reproduzir o modelo em outro município. “Sou movida a desafios”, afirma, agradecendo ao prefeito Washington Quaquá pela confiança depositada em seu trabalho.

Em sua atuação ao lado do prefeito, Maria Helena deixa em Maricá ações que ajudaram a transformar a cidade. É o caso, por exemplo, do Projeto e-Cidade (programas com licenças pagas substituídos por softwares livres e gratuitos), o georeferenciamento (quadriculação por satélite que modernizou a arrecadação do IPTU, entre outros benefícios), o fim do CEP único (projeto pioneiro na Região Sudeste, com os Correios), ou do projeto Maricá Cidade Inteligente – no qual todos os órgãos públicos foram interligados, permitindo também que a população tenha acesso livre e gratuito à internet.  “Maria Helena é uma das maiores gestoras públicas que já conheci e cumpriu um papel fundamental na reestruturação do município", avalia o prefeito, completando: "Ela parte para novos desafios mas deixou sua contribuição para as mudanças que implantamos  e que são visíveis em Maricá".