Prefeitura de Maricá entrega mais 565 cartões para transporte universitário

A estudante Ingridd foi uma das beneficiadas pelo Bilhete Universitário. Foto: Fernando Silva.

Um dia muito aguardado para 565 estudantes universitários e de cursos técnicos do município de Maricá que compareceram ao Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no bairro do Flamengo. Com investimentos de mais de R$ 215 mil, a prefeitura entregou, na manhã do último sábado, dia 12/05, o segundo lote de cartões do Bilhete Único Universitário. Somados aos 435 cartões entregues no primeiro lote, distribuído em março deste ano, 1000 alunos passam a ser beneficiados pelo programa.

A Prefeitura de Maricá foi pioneira na região ao implementar o Bilhete Único. O objetivo foi ampliar o número de pessoas que recebem auxílio para o transporte universitário, anteriormente restrito a quatro ônibus da prefeitura que transportavam 348 alunos diariamente para cidades da Região Metropolitana.

Além da ampliação do número de alunos assistidos, a secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, ressalta a importância da flexibilidade de horários no novo programa. “Com esse benefício queremos garantir a frequência às aulas. Não queremos que nossos universitários deixem de concluir seus ensinos por falta de transporte. Agora, eles têm a oportunidade de ir e vir das aulas sem depender de horários estabelecidos, como acontecia com os ônibus universitários”, destacou a secretária.

Com o Bilhete Único, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam R$ 4,95 (uma delas tem que ser em transporte municipal). Recarregados mensalmente pela prefeitura, com créditos de R$ 217,80, referentes a 22 dias úteis, os cartões são individuais e contêm o nome do usuário.

Expectativa para economizar com passagens

O entusiasmo dos alunos para o recebimento do cartão era grande e muitos declararam que a importância do auxílio transporte para a concretização de um sonho. A estudante Ingridd Lorena Santos, de 21 anos, é aluna do curso de Marketing na UniverCidade, no Centro do Rio de Janeiro. Por dois anos Ingridd teve um gasto de mais de R$400,00 com passagens. “Desde que entrei na faculdade, sonho com esse dia. Deixava de comprar livros e de investir em outros cursos, porque não tinha condições de arcar com a despesa do transporte”. Moradora de Itaipuaçu, Ingrid acorda bem cedo e às 7 horas já está em sala de aula. “Por causa do trânsito na Ponte Rio – Niterói, utilizo as Barcas para garantir que vou chegar à sala de aula no horário. Essa é uma chance fantástica de realizar o meu sonho de concluir minha faculdade”, frisou a aluna.

Outro universitário que usará o cartão universitário será Eduardo Silva, de 19 anos. Aluno de Educação Física da Faculdade Maria Thereza, em Rio do Ouro, ele destacou que a economia com a passagem servirá para fazer uma poupança. “Desde criança, meus pais abriram uma caderneta para que eu pudesse depositar ali minhas esperanças. Agora, estou utilizando parte do dinheiro para o pagamento da minha faculdade. Com essa economia não tenho dúvidas: vou poupar e investir no meu futuro”, salientou Eduardo.

Mãe de Carlos Vinicius Gomes, de 15 anos, aluno do Curso Técnico de Edificações da FAETEC, Jacy Pereira Barbosa estava muito satisfeita com a conquista do filho. Ela calcula que a economia com as passagens chegará a mais de R$ 300,00. “Recebi um grande presente de Dia das Mães. Tenho um gasto mensal que ultrapassa R$ 500,00 somente com passagens. Agora essa economia será revertida para o futuro do meu filho. Vou matriculá-lo num curso de Inglês”, explicou a mãe.

A secretaria municipal de Assistência Social pretende abrir em julho um novo cadastramento para novos universitários e alunos dos cursos técnicos de Maricá. Os interessados podem ligar para (21) 2367-2617 ou ir diretamente à Rua Domício da Gama, 386, no Centro, para obter outras informações.