Maricá sedia competição que definie vaga para Pré-Olímpico de Tiro com Arco

O arqueiro Gustavo Trainini está confiante para a etapa seletiva a ser realizada em Maricá. Fotos: Fernando Silva.

A cidade de Maricá será palco neste fim de semana, dias 5 e 6 de maio, de uma importante prova seletiva nacional masculina da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. A competição será realizada no CBTarco e definirá os escolhidos para representar o Brasil na Copa do Mundo de Ogden, nos Estados Unidos, que será disputada na cidade de Utah, entre os dias 18 e 24 de junho.

O arqueiro que tiver o melhor desempenho na Copa do Mundo nos EUA garantirá sua vaga nas Olimpíadas de Londres, o que aumenta a expectativa dos competidores que estarão em Maricá amanhã (sábado) e domingo. Ao todo, 12 atletas irão disputar três vagas. Os três arqueiros classificados na seletiva do CBTarco disputarão uma vaga por equipes para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e outra para as competir individualmente em Londres.

O atleta Gustavo Trainini, de 34 anos, da Sociedade de Ginástica Porto Alegrense (Sogipa), está confiante. “Vou dar o meu máximo nesta seletiva para estar na equipe que viaja para os Estados Unidos. Sei que posso estar nas Olimpíadas tanto no individual quanto por equipes”, destacou o atleta, arqueiro há oito anos, acumulando em seu currículo a participação nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. Gustavo confessou que desde sua infância curtia a prática do tiro com arco, mas somente depois de sua formação como biólogo pode se dedicar exclusivamente ao esporte. “O material utilizado para a prática dessa modalidade é muito caro o que inviabilizou que eu pudesse praticar desde cedo. Parabenizo a Prefeitura de Maricá por investir em projeto de formação de futuros atletas”, destacou.

Outro arqueiro engajado para a etapa seletiva é o mascote da equipe, Edson Jin Su Kim, de 16 anos. Para ele, a seletiva realizada em Maricá será a mais difícil de todas já disputada devido ao alto nível técnico dos concorrentes. “Eu era da categoria cadete e mudei para a adulta para poder participar dessa seletiva por considerar uma ótima oportunidade de ir para Londres”, salientou o atleta, que se divide entre os treinos em Campinas e os estudos como aluno do 2º ano do ensino Médio. Ele pretende ingressar na USP ou ITA na área de Engenharia. “Desde criança, me dedicava de forma amadora ao arco e flecha, mas quando fiz intercâmbio na Coreia me aperfeiçoei, o que permitiu que eu entrasse para a Seleção Brasileira, há cerca de dois anos. Quero continuar me dedicando ao esporte, mas sem fechar as portas para os estudos”, explicou o jovem.

Administrador do CT de Maricá, Rui Ribeiro de Castro destacou a importância dessa seletiva para o município. “É ótimo para a cidade ter atletas profissionais treinando aqui. Serve de espelho para jovens que desejam ter sucesso por meio do esporte. O tiro com arco exige do atleta muito envolvimento, concentração e disciplina, o que é ótimo para a formação de qualquer pessoa”, frisou. O CBTARCO de Maricá está localizado numa área de 27 mil m2 doada pela prefeitura e é o principal centro de treinamento da Confederação em todo o país, reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Prefeitura investe na formação de novos arqueiros

Pensando na formação de novos atletas, a prefeitura, por meio do Núcleo de Esportes de Base, investe em aulas de tiro com arco em quatro escolas da rede municipal (Joana Benedicta Rangel, no Centro; Amanda Penna, no Bananal; Darcy Ribeiro, em Inoã; e Caic Elomir Silva, em São José de Imbassaí). O programa é uma parceria entre o Ministério do Esporte, a prefeitura e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, com o objetivo de descobrir novos talentos e formar uma nova geração de arqueiros profissionais aptas, inclusive, para tentar disputar os jogos olímpicos do Rio em 2016.