Programa de Capacitação de Servidores Públicos terá nova turma

Programa investe na capacitação técnica dos servidores municipais. Foto: Secretária de Comunicação.

Graças ao sucesso do curso Atendimento ao Cidadão, a partir da próxima terça-feira, (24/04), o Programa de Capacitação dos Servidores de Maricá dará início uma nova turma desse módulo. O programa foi iniciado em 2011, com a oferta de mais de 60 cursos gratuitos de qualificação técnica nas mais diversas áreas. O módulo anterior, por exemplo, foi voltado para o conhecimento da Lei 8.666, que regula as licitações públicas. Além de melhorar a qualidade do atendimento de forma geral em toda a Prefeitura, o programa permite ao servidor obter promoções quando for implantado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários ainda em estudo.

O curso Atendimento ao Cidadão tem duração de 20 horas e será realizado no Paço Municipal, após o horário de expediente. Aluna da primeira turma desse módulo, a servidora Noemi Sardinha dos Santos destaca a importância dessa experiência para sua vida profissional. “É primordial essa troca de conhecimento entre colegas e os profissionais que ofereceram o curso. Aprendemos, por exemplo, a perceber com mais facilidade quais são os anseios e as exigências de quem está sendo atendido”, destacou a funcionária estatutária. Não à toa, Noemi e seus colegas conseguem, atualmente, atender a pelo menos 300 pessoas diariamente na Central montada no térreo.

Um dos principais segmentos do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), lançado pelo governo federal e ao qual Maricá não só aderiu como já serve de modelo em algumas das aplicações, a capacitação dos servidores é fruto de uma parceria entre a prefeitura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiadora do programa, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), responsável pelo corpo docente, tecnologia e operacionalidade dos cursos. O programa conta com cursos de 20 a 40 horas-aula de duração, em áreas como: Informática Básica e Avançada, Linguagens da Computação, Língua Portuguesa, Gestão Pública, Gestão Financeira, Atendimento ao Turista, Tribunal de Contas, Município, Licitação, dentre outras.

Segundo a secretária municipal Executiva e de Administração, Maria Helena Alves Oliveira, a proposta é capacitar os servidores de Maricá para que aperfeiçoem seus talentos, melhorando continuamente a qualidade dos serviços prestados à população. “Essa iniciativa permite preparar o servidor para a realidade e os desafios do mercado de trabalho. Além disso, o programa tem a vantagem de possibilitar agregar pontos para o plano de carreira da Prefeitura”, explicou. Mais informações no link: http://www.marica.rj.gov.br/capacitacao/.