Prefeitura de Maricá realiza cadastramento de meios de hospedagem

Prefeitura realiza cadastramento de meios de hospedagem. Foto: Paulo Polônio.

A Secretaria de Turismo está realizando um cadastramento detalhado de todos os meios de hospedagem do município. O trabalho integra um plano de inventário turístico inédito na cidade e tem o intuito de mapear o setor para identificar a estrutura disponível atualmente e planejar, em parceria com futuros investidores, a ampliação e melhoria da rede local de hospedagem.

Até o momento, já foram cadastradas mais de 15 pousadas, num total previsto de 50 estabelecimentos em toda a cidade. As visitas são agendadas com o proprietário e seguem o preenchimento de um questionário, respeitando a metodologia do Ministério do Turismo. Caso toda a documentação para funcionamento esteja em dia, a pousada também pode ser inserida no Cadastur, que é o cadastro dos prestadores de serviços turísticos, que reúne todos os estabelecimentos que legalmente constituídos e em operação. Uma das vantagens do Cadastur é facilitar a captãção de empréstimos e de financiamento para projetos de melhoria do empreendimento.

Izabel Abreu, turismóloga da secretaria de Turismo e uma das agentes envolvidas no projeto, destacou a importância do cadastramento. “Com essa ação, teremos um levantamento concreto de nossa realidade. Precisamos saber quantos leitos disponíveis existem em nossa cidade e a qualidade de serviço oferecida, para que possamos pensar em eventos que estimulem o desenvolvimento turístico de nossa cidade”, enfatizou.

Proprietário de uma das pousadas visitadas, a primeira em Itaipuaçu, Edmar dos Santos Tavares, cadastrado na manhã desta quinta-feira, dia 19/04, considerou a ação da secretaria de Turismo uma excelente oportunidade para ajudar a estimular o crescimento do setor na cidade. “Esse trabalho permite fazer uma radiografia da realidade da cidade. Irá nos apontar as nossas fraquezas e nossos pontos fortes. Com planejamento poderemos trabalhar objetivamente as oportunidades. É excelente poder contar com a colaboração e com o apoio da prefeitura”, destacou.