Prefeitura fecha rua no Centro para montagem da ponte da Mumbuca

A operação de montagem exigirá bloqueio do trânsito

Trânsito na Rua Joaquim Eugênio dos Santos será parcialmente fechado às 13h desta sexta-feira

Uma mega operação para montagem da ponte da Mumbuca agita a região central de Maricá nesta sexta-feira (20/04). A partir das 13h, agentes da Secretaria Municipal de Transportes irão fechar, parcialmente, o trânsito da Rua Joaquim Eugênio dos Santos, via de acesso ao Centro e a Araçatiba. Um guindaste irá colocar as quatro vigas de sustentação da ponte em caminhões, que transportarão no sábado (21) as peças de quase 32 metros de extensão cada.

A operação é complicada: os caminhões precisarão levar as peças de marcha a ré até a cabeceira da ponte, onde o guindaste posicionará a viga na lança metálica, responsável por alinhar e fixar a peça na estrutura pré-moldada. A operação vai acontecer quatro vezes durante a manhã deste sábado. Para isso, a prefeitura irá fechar trechos na altura da rotatória onde se encontram a Avenida Francisco Sabino da Costa e as ruas Abreu Sodré e Abreu Rangel.

O secretário de Transportes, Rony Peterson, orienta aos motoristas para evitarem trafegar por estas vias durante a manhã de sábado. Para causar o menor transtorno no trânsito, será fechado o trecho da rotatória a cada 20 minutos para manobra das carretas.

“É uma operação complicada porque são vias de grande fluxo de veículos à região central do município. Teremos que fechar o trânsito da rotatória para que as carretas façam as manobras até a ponte. Quando o caminhão estiver na Rua Joaquim Eugenio dos Santos, a gente libera o trafego de veículos até a próxima carreta se posicionar para manobrar”, explica Rony.

Após esta etapa, serão colocados os chamados tabuleiros, que vão compor o piso da ponte e por onde vão passar as faixas de rolamento de veículos e os chamados ‘guarda-corpos’ laterais, destinados aos pedestres. Com 4,20 metros de altura, dez centímetros a menos que a antiga peça, a nova ponte será uma via de mão dupla e vai facilitar o acesso da Mumbuca ao Centro.

A antiga estrutura foi retirada do local em dezembro, após ficar interditada ao trânsito de veículos desde as chuvas de abril de 2010, quando teve sua estrutura comprometida por causa das enchentes. A intervenção está sendo executada com recursos da verba emergencial de R$ 10 milhões, liberada no ano passado pelo Ministério da Integração Nacional e gerida pelo governo do Estado, responsável também pela contratação da empresa.