Prefeitura de Maricá faz convênio para qualificar 1000 jovens no setor offshore

Prefeito e representante da Transpetro: acordo prevê qualificação e estágios para jovens de escolas públicas da cidade - Foto: Paulo Polônio

Vagas serão destinadas aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas da cidade. Acordo também prevê estágio em embarcações da Transpetro

Com o objetivo de potencializar a mão-de-obra local, a prefeitura de Maricá acertou nesta quinta-feira (29/03) uma parceria com o Instituto de Ciências Náuticas (ICN), Senai e Transpetro para qualificar 1.000 estudantes de escolas municipais e estaduais da cidade. Pelo acordo, os jovens irão fazer o curso básico de Segurança em Plataforma e Saída de Aeronave Submersa no ICN e estagiar em embarcações da Transpetro. Os investimentos da ordem de R$ 1 milhão serão pagos integralmente pelo governo municipal. As aulas iniciam em maio e a previsão é que os jovens estejam formados em setembro. A carga horária total é de 88 horas. Pela legislação, as empresas devem ter cerca de 25% de mão de obra nacional.

Segundo o prefeito Washington Quaquá o Senai vai utilizar as instalações do ICN, no distrito de Itaipuaçu, para formar 200 jovens em cursos na área de elétrica e mecânica voltada para o setor naval.

– Estamos trazendo empresas para garantir oportunidades no mercado offshore. A Transpetro solicitou profissionais de eletricidade e mecânica do setor naval que serão formados pelo Senai – destacou o prefeito Washington Quaquá. As vagas serão destinadas aos alunos do Ensino Médio.

Acompanhados por representantes do ICN, o prefeito e o gerente de Recursos Humanos da Transpetro, Cláudio Negrão, conheceram as instalações do Centro de Treinamento Offshore, que pertence ao instituto, em Itaipuaçu. Em uma área de 50 mil metros quadrados, os alunos simulam situações do dia-a-dia nas plataformas com o máximo de realismo para que estejam preparados e possam atuar em qualquer eventualidade.

São realizados diversos exercícios como combate a incêndio em helicópteros, tanques e praça de máquinas; sobrevivência pessoal em plataformas de saltos e local para deflagrar balsas infláveis; embarcação de sobrevivência e resgate com guindaste, baleeira, bote de resgate e píer para atracação. O espaço também conta com alojamentos para 120 alunos, vestiários, auditório com capacidade para 250 pessoas, salas de aulas, refeitório e estacionamento.