Centro de Cultura Henfil terá cinema popular

Além do cinema popular, Centro de Cultura Henfil terá salas de exposições e cafeteria

Foi batido o martelo. O cinema popular, previsto no projeto original do Centro Público de Cultura Henfil, que está sendo construído no centro de Maricá, vai sair do papel.

A sala de cinema, com 180 lugares, terá um telão retrátil e vai funcionar como espaço reversível, adaptado para receber peças de teatro. O local também terá camarins e banheiros e será administrado, inicialmente, pela secretaria de Cultura. Já licitada, a construção será iniciada na primeira quinzena de abril, pela secretaria municipal de Obras. O investimento da prefeitura será de R$ 1 milhão.

“Tudo indica que esse será o primeiro cinema da cidade e isso representará um avanço enorme na oferta de bens culturais em Maricá, ainda mais por se tratar de um modelo pensado para todos os públicos, com programação gratuita”, comemora o secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho. “Ainda estamos estudando a melhor forma de administrar o cinema após a conclusão das obras e não descartamos a concessão à iniciativa privada, desde que sejam respeitadas as finalidades previstas no projeto”, adiantou.

O Centro Público de Cultura Henfil é uma homenagem da prefeitura ao grande cartunista, jornalista e cineasta Henfil, que morreu em 1988. Além do cinema, o espaço terá duas galerias de arte e um ambiente com livraria, bistrô e cafeteria. Ao todo, serão 2.239 metros quadrados de cultura e diversão para os moradores e visitantes de Maricá.