Prefeitura inaugura terminal de Itaipuaçu com integração ao Bilhete Único intermunicipal

Usuários poderão retirar o cartão do SUS a partir de segunda-feira (05/02), no terminal de Itaipuaçu - Foto: Paulo Polônio)

O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, vai inaugurar, no próximo dia 31, às 10h, o Terminal Rodoviário José Ferreira da Silva, em Itaipuaçu. Combinado à entrega, no mesmo evento, da Rua Um totalmente asfaltada, o funcionamento do terminal de integração no maior distrito da cidade representará um salto de qualidade de vida para os moradores de toda a região.

Projetado como ponto de alimentação, o espaço foi construído pela empresa Nossa Senhora do Amparo como contrapartida prevista em lei pela exploração das linhas e será administrado pelo município. Vai abrigar todas as frequências municipais e intermunicipais que atendem ao distrito e seus dez bairros, além de receber três novas linhas municipais. Como reflexo, os moradores terão maior mobilidade, com mais conforto e menor custo. Em um modelo inédito em todo o estado, o bilhete de integração vai permitir que as pessoas façam até três viagens pagando apenas uma passagem.

O ganho para a população de Itaipuaçu, segundo o secretário municipal de Transporte, Rony Petersen, será enorme. “Com esse sistema, que só existe em Maricá, quem mora em Itaipuaçu poderá usar o ônibus local para chegar ao terminal, embarcar em outro para Niterói ou Rio e ainda usar uma terceira etapa até outro destino, com uma só passagem”, explica o secretário. O Bilhete Único Intermunicipal prevê dois trajetos, mas em Maricá serão três trechos possíveis com um só pagamento. O intervalo para a utilização do cartão Riocard no ônibus local será de 60 minutos. No Bilhete Único Intermunicipal continua valendo o intervalo de duas horas.

Além dessa vantagem, a Prefeitura está criando novas linhas de ônibus associadas ao terminal, situado estrategicamente no centro do bairro. “Além das que já circulam por lá teremos três novas alimentadoras que vão ajudar as pessoas a se deslocar dentro da cidade”, afirma. A primeira liga o bairro do Recanto à Rua 126, na outra extremidade do distrito, passando pela Estrada de Itaipuaçu. A segunda liga o Recanto também à Rua 126, passando desta vez pela Rua 34. Já a terceira é uma linha circular, saindo também do Terminal para as ruas 34 e 66, passando pela Avenida 2 e retornando ao terminal. Os ônibus vão rodar das 5h30 às 22h05, em intervalos regulares de 30 minutos. “Fizemos um planejamento bastante cuidadoso e detalhado para esse funcionamento, mas poderemos fazer ajustes se observarmos qualquer necessidade”, acrescenta Rony.

Com arquitetura moderna e funcional, o prédio tem instalações confortáveis, adaptadas para portadores de necessidades especiais, inclusive nos banheiros. Oferecerá aos usuários até informações em tempo real sobre os ônibus em monitores de Led instalados no saguão. Com base em sistemas de GPS, será possível saber onde os coletivos se encontram e em quanto tempo chegarão. Além disso, o terminal terá uma loja do Riocard, um posto da própria secretaria Municipal de Transportes e uma Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. A previsão da secretaria é que aproximadamente 3 mil pessoas passem pelo terminal diariamente.

Rua Um foi completamente remodelada e será corredor de acesso ao Terminal

Para modernizar um dos principais acessos ao local e facilitar o deslocamento da população, outra obra importante será entregue no mesmo dia. A Prefeitura modernizou os 3 km da Rua Um, uma das vias mais importantes do distrito, utilizando tratamento de pavimentação semelhante ao de rodovias estaduais de São Paulo. Como a rua continuará recebendo o tráfego pesado, o asfalto – misturado com borracha – possui uma camada de 20 cm de concreto sob a massa asfáltica. O objetivo do uso desse material é elevar a durabilidade média do piso para algo em torno de 40 anos, deixando a avenida preparada para o crescimento econômico de toda a região. A obra foi inteiramente realizada com recursos da prefeitura. “Essa obra marca o início da construção de novos corredores viários para integrar a cidade. Não se trata de uma simples obra de recapeamento. Asfaltamos a Rua Um com alta tecnologia, além do calçamento, sinalização e paisagismo”, destaca o Secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho. “Comparar o estado em que
essa avenida se encontrava quando assumimos o governo e como ela está agora nos deixa orgulhosos. Estamos resgatamos o direito de ir e vir com conforto e dignidade e isso valoriza ainda mais a região de Itaipuaçu, completa”.