Prefeitura de Maricá entrega Mercado das Artes

"Mercado irá formar corredor cultural junto à Casa de Cultura e à Igreja Matriz", declarou Quaquá. Foto: Fernando Silva)

Nem a chuva que caiu na noite de sábado (24/03) impediu que o Mercado das Artes de Maricá, a nova casa dos artesãos no município, fosse inaugurado. A abertura oficial do espaço reuniu o prefeito Washington Quaquá, a primeira dama Rosangela Zeidan e parte do grupo de artesãos que irá trabalhar no local. A coordenadora da Comissão de Artesãos do município, Cristina Moura, agradeceu ao prefeito. “Durante mais de onze anos trabalhamos ao ar livre, sem segurança física e proteção das mercadorias, sem um banheiro sequer para os artesãos e clientes. Cheguei a proteger turistas da chuva em nossa barraca. Hoje, o Mercado está pronto, é uma beleza, e nossa dignidade foi restaurada. Agora, é só alegria”, comemorou. A cerimônia também foi acompanhada por dezenas de outros artesãos.

O Mercado das Artes é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, através das secretarias municipais de Trabalho e Emprego e de Assuntos Federativos. Responsável pelo projeto – um investimento de R$ 350 mil – o arquiteto Francisco Lameira projetou depósitos, banheiros e 29 boxes, sendo 24 para artesanato e cinco para alimentação (lanchonetes). A execução da obra, que durou sete meses, ficou a cargo da construtora Perfil X. Os artesãos comercializarão produtos como tapeçaria, souvenirs (camisetas e bonés com a marca da cidade), bordados diversos produtos em couro, metal, palha, pedras e resina, entre outros materiais.

A subsecretária de Emprego e Renda, Patrícia Villela, adiantou ainda outras medidas em relação ao mercado.  "A Secretaria está preparando um crachá que servirá de credencial para o artesão maricaense, e seu registro como autônomo na Carteira de Trabalho”, disse ela, que também já foi artesã. “Sei das dificuldades que todos nós já passamos", completou.

O prefeito lembrou que o Mercado das Artes está inserido em uma área de monumentos históricos e culturais que envolve a Igreja Matriz, a Casa Digital, a Casa de Cultura e o próprio Mercado, dentro de uma estratégia específica de valorização turística. “Poucas cidades no país tem uma obra em estilo colonial especialmente dedicada ao artesão", afirmou. "A idéia é reconstruir a antiga Vila de Maricá, toda em estilo colonial, como forma de reverenciar nossa história e construirmos o futuro com um padrão cultural e turístico", explicou. A finalidade ampla também é outro ponto forte. "Só se constrói cidadania se além das obras físicas o valor social for agregado. Queremos que o artesão local tenha seu valor reconhecido e possa divulgar sua cidade", completou, lembrando de uma visita ao Nordeste no qual visitou um espaço similar. "Estive em um moderno mercado de João Pessoa (PB) e vi como o artesanato é fonte de renda para toda uma população”, declarou.

Os maiores beneficiados concordam. Janine Siqueira e sua mãe, Virgínia Siqueira, trabalham com henna, garrafas e jornais, em uma técnica de artesanato já conhecida do público. As duas estavam radiantes por poderem mostrar seu trabalho de forma mais tranqüila. “Acabou o tempo de trabalhar de baixo de sereno e chuva, sem garantia alguma”, comentaram.

Projetos sociais

O Mercado das Artes também abrirá espaços para outras ações de cunho social. Dois boxes terão finalidade específicas: um será usado pelos artesãos da Casa da 1ª a 3ª Idade, e outro, pelos alunos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), instituição que prestou homenagem ao prefeito Washington Quaquá, entregando, durante o evento, um busto em argila, moldado pelos artistas Márcio Rodrigues, João Gomes e Romualdo. “O box do CAPS no Mercado das Artes será mais um espaço aberto de socialização e reintegração da pessoa com transtorno mental. Somos gratos por mais esta iniciativa”, declarou o coordenador geral de Saúde Mental do município, Alan Christi.  A primeira-dama ressaltou que a inauguração do mercado concretiza um antigo sonho do prefeito. "Éramos namorados, há 15 anos, e ele já falava em investir na arte e na cultura de Maricá", lembrou Rosângela Zeidan.