Prefeitura de Maricá inaugura amanhã o Mercado das Artes

Com localização estratégica, o Mercado das Artes fica em frente à Casa de Cultura. Foto: Clarildo Menezes
Os artesãos de Maricá estão de casa nova. A prefeitura inaugura amanhã (24/03), às 19h, o Mercado das Artes, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O espaço, de 390 metros quadrados, conta com 29 boxes para exposição e venda de produtos.

O mercado foi projetado para valorizar a cultura e o turismo locais e melhorar as condições de trabalho dos artesãos, que antes trabalhavam em barracas improvisadas. Os visitantes vão encontrar produtos como tapeçarias, crochês, porcelanas, sandálias customizadas, roupas para bebês e souvenirs com a marca da cidade, além de salgados e doces artesanais.

Dois boxes serão destinados aos beneficiários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da Casa da 1ª a 3ª Idade, que irão expor os produtos feitos nas oficinas dos programas, desenvolvidos, respectivamente, pelas secretarias municipais de Saúde e Direitos Humanos. O Mercado também terá depósitos de mercadorias, banheiros e uma iluminação especial, para garantir o conforto dos trabalhadores e turistas.

A localização do Mercado das Artes é estratégica. Fica em frente à Casa de Cultura e, com ela, formará um polo
turístico importante para a cidade, na principal praça de Maricá. “Nosso município não possua um local com infraestrutura para a comercialização de produtos da cidade. O Mercado das Artes, a Igreja Matriz e a Casa de Cultura vão formar um conjunto turístico atraente”, destaca o prefeito Washington Quaquá.

Para a coordenadora da Comissão de Artesãos do município, Cristina Moura, o mercado é uma conquista. “Temos artesãos com mais de 11 anos de trabalho na antiga feira ao ar livre. Não tínhamos sequer um banheiro adequado para usar enquanto trabalhávamos”, declarou.

Cristina, que é moradora há 22 anos em Maricá, lembra que a ideia da construção do Mercado surgiu no Carnaval de 2010. “Passamos dificuldades devido às fortes chuvas e ao calor e tive que proteger turistas no teto da minha barraca. Enviei fotos e um relatório ao prefeito e ele pediu que fôssemos à Prefeitura conversar. Passados alguns dias, comunicou que tinha uma boa surpresa. Agora temos conforto e segurança para nós e para o nosso público”, declara.