Contratação de funcionários para o Habib´s comprova eficiência do Sine de Maricá

Candidatos no processo seletivo para Habib´s de Inoã. Foto: Fernando Silva.

Administrado pela secretaria municipal de Trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá marca mais uma conquista em benefício dos moradores da cidade. Graças ao apoio da secretaria, a maior rede de fast food árabe do mundo, o Habib´s, está em processo de treinamento qualificado de 73 candidatos – 61 deles encaminhados pelo Sine.

A analista de Recursos Humanos da rede Habib´s, Luísa Actis, explica o sucesso da parceira entre a empresa e a secretaria de Trabalho. “O Sine é o nosso principal canal de contato com os interessados porque o órgão conhece a realidade e o perfil dos candidatos, mas também as exigências dos empregadores", explica. "Nossa central de recrutamento fica na capital, o que tornaria inviável esse processo de seleção se não fosse o apoio da secretaria, que colabora na divulgação das vagas, nas inscrições e também no empréstimo do local para o treinamento dos candidatos”, exalta a analista.

Para o  preenchimento das vagas, Luísa destaca que a única exigência é que o candidato seja  morador de Maricá -uma solicitação do prefeito Washington Quaquá para valorizar a mão de obra local. “Não exigimos formação específica nem experiência anterior, até porque nossa prioridade é para o primeiro emprego”, frisou.

Um  exemplo é Carlos Henrique Santos, de 19 anos, que busca o seu primeiro emprego no Habib´s. “Concluí o ensino médio e agora quero ter a oportunidade de trabalhar numa empresa que valoriza o empregado, fornecendo benefícios como vale-transporte, ticket alimentação e premiações por desempenho. Estou ansioso para começar logo”. O jovem disse que soube da vaga para o emprego por meio do site da prefeitura. “Minha madrinha me disse que no site da prefeitura tinha um aviso sobre as vagas. Na mesma hora, fui ao Sine, me cadastrei e me convocaram para entrevista. Fiquei muito feliz com essa oportunidade”.

Amanda Souza, de 23 anos, também foi indicada pelo Sine. “Considero que, por já ter trabalhado em comércio, tenho o perfil adequado para a vaga. Essa é uma excelente oportunidade por estar numa empresa que possui um plano de carreira, o que siginifa que eu posso crescer profissionalmente. Hoje entro como atendente, mas, depende somente de mim mesma para chegar ao cargo de gerente”, declarou, entusiasmada.

Outro  candidato ao processo seletivo, André Oliveira, de 35 anos, possui muita experiência acumulada em mais de 20 anos trabalhando no comércio, mercados e  postos de gasolina. “Comecei a trabalhar com 13 anos, o que dificultou a realização do meu sonho em fazer faculdade de Letras. No Habib´s, meu turno será das 16h a meia-noite, o que permitirá investir nessa qualificação”.

Treinamento

Já a parte prática será feita na própria loja do Habib´s em Inoã, após a conclusão das obras. A inauguração está prevista para 16 de abril e funcionará,
inicialmente, em três turnos (manhã, tarde e noite).

Durante o treinamento, os candidatos aprendem a estrutura da rede de lanchonete, os procedimentos a serem criteriosamente seguidos para manter a padronização de qualidade dos produtos e do atendimento, como gramatura, cuidados necessários e higienização.