Concluída a primeira etapa da modernização do Paço Municipal

Concluida primeira etapa da modernização da prefeitura. Foto: Fernando Silva.

Para garantir melhores condições de trabalho aos servidores municipais de Maricá, a atual administração concluiu a primeira etapa de ampliação e modernização do Paço Municipal. Iniciada em maio de 2011, a obra é fruto do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) de Maricá, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, em parceira com a prefeitura.

O Paço Municipal está sendo totalmente reestruturado. A reforma e ampliação teve início no terceiro pavimento do prédio principal. Foram executados serviços como a instalação de novos sistemas hidráulico, sanitário e elétrico, além da aquisição de modernos equipamentos e móveis adequados aos princípios de ergonomia indispensáveis à manutenção de padrões de saúde e segurança do trabalho. Outra novidade é a implantação de um serviço de telefonia digital via IP, que tem o objetivo de integrar todos os departamentos que funcionam no prédio da prefeitura ou fora dele. Esse sistema permitirá a redução dos gastos com telefonia. A sede da Prefeitura também possui agora uma nova subestação de energia.

Acompanhando a tendência do mercado corporativo, na nova estrutura montada não existem divisórias entre os setores e secretarias municipais, para garantir maior integração e cooperação entre as equipes.

Para a secretária executiva, Maria Helena Alves Oliveira, a obra do Paço Municipal tem o intuito de valorizar e oferecer condições dignas para o servidor municipal que, por outro lado, contribuiu para a modernização contínua do município. "A obra não consiste apenas em mudança de estrutura física e de móveis, mas, principalmente, no comportamento do servidor público. Para modernizarmos a máquina administrativa temos que investir na capacitação do servidor e lhe oferecer condições de trabalho eficientes", explicou Maria Helena.

Agora, a reforma está concentrada no segundo andar do prédio e estacionamento, depois, seguirá para o térreo. A previsão é que a modernização seja concluída em dezembro deste ano.

Paço Municipal

Inaugurado dia 30 de setembro de 1980, o Paço Municipal há anos necessitava de obras de modernização e ampliação que garantissem melhores estruturas para os seus funcionários. O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, enxergou essa necessidade e entrou para a história do município como o único prefeito a iniciar um processo de valorização, pelo mérito, do servidor público.