Prefeitura de Maricá reinaugura escola reformada em Itaipuaçu

Comunidade do bairro prestigiou cerimônia de reinauguração. Foto: Paulo Polônio.

Cerimônia marcou início da entrega de netbooks para os novos alunos da rede municipal

Mais uma escola reformada acaba de ser entregue pela prefeitura de Marica a alunos e professores da rede municipal. Na noite desta quarta-feira, dia 07/03, a comunidade escolar e os moradores do bairro Recanto de Itaipuaçu prestigiaram a entrega das novas instalações da Escola Municipal João Monteiro.

Representando o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro, falou sobre o programa de reforma e ampliação das escolas municipais, executado com verbas próprias. “O prefeito e eu compartilhamos da idéia de que é melhor, antes de se construir novas escolas, recuperar as que existem. E é isso que estamos fazendo. Já reformamos 20 unidades”. Sobre o bairro, o secretário acrescentou que a prefeitura investe em obras de drenagem e pavimentação de mais de 10 km de ruas e na entrega de mais uma creche para a comunidade do Jardim Atlântico, também em Itaipuaçu.

Diretora da escola e professora, Maria Vanda Timóteo da Silva, lembrou de como a escola estava antes da reforma. “Não é exagero, a escola estava totalmente depredada, as salas eram escuras, paredes sujas e sem acessibilidade. Os funcionários não tinham motivação para vir trabalhar. Essa reforma oferece não apenas para os professores, mas também para os alunos, melhores condições de ensino. E, o reconhecimento é imediato. Somente para esse ano letivo foram 149 novas matrículas”, frisou a diretora, acrescentando que a escola atende, aproximadamente, 700 alunos do 5º ao 9º ano.

Os alunos também elogiaram o novo espaço. Kassandra da Silva, do 6º ano, aprovou a obra realizada. “A escola estava pichada e feia. Agora, temos mais estímulo para estudar. Está mais clara e totalmente limpa. Agora vamos nos dedicar para mantê-la assim”.

Distribuição de netbooks para os novos alunos

Os novos alunos da escola que não pertenciam à rede municipal de ensino no último ano letivo tiveram um motivo extra para comemorar. Mais de 130 estudantes foram presenteados com netbooks, que contribuem para o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Sadyr Monteiro, de 63 anos, aluno da 2ª série do EJA (Educação de Jovens e Adultos), entrou esse ano na escola para ser alfabetizado. “Sou fazendeiro e achava que não precisava ler e escrever. Hoje sinto muita necessidade em aprender cada novidade que aparece. Nunca liguei um computador, mas agora ganhei meu próprio equipamento. Estou muito orgulhoso e tenho a certeza de que o netbook vai me acompanhar pelo resto da minha vida”, comemorou Sadyr.

Os gêmeos Carlos Eduardo de Souza e Eduardo Santos Júnior, de 10 anos, transferidos do Centro Educacional Lagoinha para a Escola Municipal João Monteiro, também receberam os netbooks. “Estou muito mais feliz agora. Conquistei novos amigos e agora também tenho um computador só para mim”, falou Eduardo, aluno do 6º ano.

A distribuição dos netbooks durante a reinauguração da E.M João Monteiro dá continuidade ao projeto de inclusão digital iniciado pela Prefeitura no ano passado e que, até agora, já beneficiou mais de 14 mil estudantes com a entrega gratuita dos equipamentos.

Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a diretora prestou homenagens com entregas de flores para mulheres importantes em sua vida: sua mãe Rita Silva, as subsecretárias de Educação Marianne Mary da Fonseca e Adriana Luiza da Costa e a subsecretária Executiva de Direitos Humanos, Marta Quinan, que acompanharam a cerimônia.