Programa ProJovem tem inscrições abertas em seis áreas de atuação

A Prefeitura de Maricá está com inscrições abertas para 964 vagas nos cursos do ProJovem Trabalhador, programa de qualificação do governo federal realizado em parceria com os municípios. Podem participar jovens entre 18 e 29 anos que sejam alunos da rede pública e estejam desempregados, não possuam carteira de trabalho ou que tenham dificuldades financeiras.

Há oportunidades no programa em seis áreas de atuação: Administração (150 vagas); Beleza e Estética (270); Alimentação (60); Construção e Reparos (270); Pesca e Psicultura (90) e Turismo e Hospitalidade (124).  Segundo a subsecretária municipal de Trabalho, Patrícia Villela, a prefeitura está negociando com o Ministério do Trabalho a abertura de mais um curso, na área de Terraplanagem – um tipo de ação profissional que, a julgar pelos projetos em implementação no município, será muito requisitada.

– Com o crescimento de Maricá, condomínios e empresas que estão se instalando aqui têm nos solicitado profissionais com esta qualificação, mas percebemos que há uma carência enorme de mão de obra especializada. Esse trabalhador chega a ganhar R$ 1,5 mil, um bom salário. Só na obra do Polo Naval de Jaconé, por exemplo, haverá várias oportunidades. Queremos mirar nesse filão – diz Patrícia. De acordo com o projeto do Polo, só ali serão gerados 12 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Todos os cursos têm duração de seis meses e 220h de carga horária total, sendo 100 delas voltadas para um currículo comum, que inclui noções de inclusão digital, cidadania e ética, educação ambiental, segurança do trabalho e empreendedorismo. As aulas começam em abril, em data a ser definida, e acontecerão em Inoã, Itaipuaçu, Centro, Ponta Negra, São José do Imbassaí e Barra de Maricá. Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 600, divididos em seis parcelas de R$ 100, além de alimentação e passagem de ida e volta.

A escolha da instituição que vai ministrar o curso está em fase de licitação, mas uma coisa já é certa: ela terá a obrigação de inserir 30% dos formandos no mercado de trabalho, ou seja, os melhores alunos já sairão dos cursos empregados.

– Essa é uma grande oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego ou de uma qualificação e vem em um momento muito bom para a cidade. Maricá passou anos como uma cidade-dormitório e hoje muitos que moram aqui também trabalham aqui. Isso muda todo o perfil do município, movimenta a economia, melhora a autoestima. É um novo tempo – comemora a subsecretária.

Serviço:

As inscrições podem ser feitas na sede da Prefeitura (Rua Alvares de Castro, 346, 2º andar, Centro), das 9h30 às 16h, e no posto do Sine (Rua Domício da Gama 391, Centro), das 9h às 15h30). Os documentos necessários (originais e xerox) são RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, declaração escolar, 2 fotos 3×4, carteira de trabalho, certificado de reservista (homens).

Mais informações pelo telefone 2637-2052 r. 242.