Petrobras fará sondagem submarina para emissário em Itaipuaçu

0
1269

A Petrobras vai executar trabalhos de sondagem investigativa para o futuro emissário submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) na região de Itaipuaçu. Segundo comunicado do Comperj, encaminhado à prefeitura, o trabalho é necessário para que a companhia encarregada de construir o emissário possa definir o melhor processo de execução do projeto.

 Ainda de acordo com o Comperj, a sondagem investigativa consiste na abertura de um canal subterrâneo com o uso de uma sonda, partindo de terra e seguindo em direção ao mar. A perfuração tem extensão de 700 metros e não haverá contato com a água. Para quem está na praia, a trajetória será sinalizada pelo mar, indicando a localização de um cabo de referência. A faixa de areia sob a qual a sondagem se realizará não precisará ser interditada ao público.

 O estudo foi autorizado pelo Inea e será executado pela empresa Intech, contratada pela Petrobras. A empresa será também responsável pela instalação de um canteiro de obras na quadra 292 do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Os responsáveis pelo estudo frisam que a perfuração não é parte do início da obra do emissário submarino – que ainda se encontra em fase de licenciamento – tratando-se apenas de um estudo preliminar para detalhamento do projeto. A previsão do Comperj é que a pesquisa seja concluída em maio.