Última oportunidade para quitar IPTU com desconto

Os contribuintes de Maricá têm a última oportunidade para quitar o IPTU de 2012 com desconto. Até o dia 20 de março, a prefeitura concede abatimento de 5% para quem pagar o imposto em cota única. Para facilitar, o carnê também pode ser retirado pelo site da prefeitura. Após esta data, o imposto será parcelado em seis vezes.

Até esta segunda-feira (27/02), a administração municipal arrecadou R$ 10,4 milhões, o que representa 62,44% do total recolhido em 2011. Um dos motivos para o aumento da arrecadação foi a praticidade, já que a adoção da ficha de compensação pela secretaria de Fazenda permitiu que os pagamentos possam ser realizados em toda rede bancária e nas casas lotéricas.

Outra novidade no IPTU de 2012 foi a personalização da capa do carnê com a foto da fachada do imóvel. Este ano, 21 mil contribuintes já receberam o carnê com a foto da propriedade sobre a qual está sendo cobrado o imposto. A inovação é fruto de um projeto de recadastramento imobiliário implementado no ano passado pelo governo municipal. A previsão é que, em 2013, 100% dos carnês já sejam emitidos na nova versão.

Aos contribuintes que ainda não receberam os carnês, a Secretaria de Fazenda recomenda retirar o documento pela internet ou procurar atendimento na sede da prefeitura (Rua Álvares de Castro, 346, Centro), ou na subprefeitura (Avenida Zumbi dos Palmares, 12, loja 10, Itaipuaçu).