Maricá comemora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Entidades sociais de Maricá participaram nesta segunda-feira (05/12) de um evento na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – realizado anualmente todo dia 03 de dezembro.

Para prestigiar a data e discutir os desafios da pessoa com deficiência na sociedade, representantes e alunos de instituições públicas (como a subsecretaria de Políticas da Pessoa com Deficiência, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (SAREM) e a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da ALERJ) se uniram a instituições particulares, como o Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (NAIR) e a Associação Pestalozzi de Maricá.

Superação

Durante o encontro, o presidente do Movimento da Pessoa com Deficiência de Inoã, Cristhiano Vasconcellos, enfatizou que apesar de “comemoramos a data, ainda falta muito a ser conquistado, a começar pelo direito real à acessibilidade. Christiano representará Maricá no próximo dia 11 de dezembro, como delegado estadual na Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Participação Popular, Jorge Castor, “os projetos municipais estão passando por um momento de expansão”. A partir de 2012, haverá, por exemplo, um projeto para deficientes visuais, que terá como madrinha a cantora Kátia, que também possui deficiência visual.