Maricá comemora melhor índice de imunização dos últimos anos

Demanda nos postos de saúde foi grande

Boas notícias da Secretaria Municipal de Saúde para os moradores. Os resultados obtidos até o mês de setembro nas campanhas de imunização realizadas em 2011 na cidade garantem a Maricá o melhor resultado dos últimos dez anos, com cobertura de 86,72% O índice acumulado do ano está quase 20 pontos percentuais acima do resultado final de 2010, que foi de 66,23% de cobertura.

O avanço significativo dos índices de imunização se deve a novas estratégias adotadas pela secretaria de saúde. Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Fernanda Spitz, uma das principais medidas inseridas no Programa Municipal de Imunização foi a descentralização da oferta de vacinas. Antes, elas eram oferecidas somente no posto central Hildefonso Gonçalves Ferreira, restringindo o serviço aos moradores e dificultando a adesão de pessoas de localidades distantes.

“Nossa prioridade tem sido a de garantir que todas as unidades de saúde ofereçam gratuitamente todas as vacinas necessárias e tenham condições adequadas para aplicá-las”, destacou Fernanda, ressaltando que a prefeitura comprou um carro climatizado, com isolamento térmico e refrigeração especial, utilizado exclusivamente para o transporte das vacinas.

Além disso, equipes monitoram a cobertura vacinal em todos os bairros da cidade, por meio de pesquisa e visita domiciliar, para atualizar a caderneta de vacinação e conscientizar os moradores, principalmente pais. “Em algumas localidades identificamos crianças com vacinação atrasada. Encontramos recentemente duas crianças de oito meses que não tinham recebido nenhuma vacina, revela.

“A Prefeitura também investe em capacitação constante da equipe que está em contato com o usuário. Esses profissionais têm que conhecer as vacinas oferecidas, as formas de aplicação e os efeitos colaterais de cada uma”, explica Fernanda Spitz.

Outra conquista do Programa de Imunização de Maricá é a parceria com a secretaria de Educação, nas campanhas realizadas nas escolas, principalmente para atingir o público adolescente. “As pessoas desconhecem, mas existe vacina destinada para os jovens, que é a de hepatite e a Dupla Adulto (Tétano e Difteria). Esse público é mais resistente a participar das campanhas de vacinação. E nós vamos ao encontro deles”, salientou.