Itaipuaçu ganha asfalto com técnica de rodovias de São Paulo

Alfaltamento em Itaipuaçu utiliza técnica de ponta usada nas modernas rodovias de São Paulo

O asfaltamento de várias ruas de Itaipuaçu está sendo feito pela Prefeitura com a mesma tecnologia aplicada nas principais rodovias do estado de São Paulo, consideradas as mais modernas e bem construídas do país. A obra, de R$ 23 milhões, prevê a cobertura de 13 km de ruas e nela está sendo usada uma recicladora, tipo de equipamento empregado em vias de alta densidade de tráfego – que requerem solução tão forte quanto duradoura. O uso dessa máquina deixa clara a preocupação da prefeitura com a qualidade do projeto.

O processo é relativamente simples, mas eficaz: um caminhão distribui brita granulada sobre o piso e uma máquina nivela os buracos para uniformizar a pista. Em seguida, outra máquina joga pó de cimento seco e raspa 25 cm do piso. O material é misturado com brita e água, despejado na mesma hora e uniformizado por um rolo compactador. Depois, é usada uma capa de material selante (pintura preta) para impedir que a chuva estrague o trabalho. Após dois dias, o selante é retirado. Nesta etapa, a pista está pronta para receber o asfalto.

Os responsáveis pela Equipav, contratada pelo município para a obra, dizem que o material do piso que está sendo empregado também é o mesmo utilizado em rodovias e tem na composição, além de asfalto, restos de pneus, de forma a ganhar elasticidade. A espessura dessa camada é proporcional ao volume do trânsito local. No caso de Itaipuaçu, a construtora recebeu da Prefeitura uma especificação bem acima da média normal, de forma a garantir que a cobertura permaneça por tempo indeterminado.