Maricá em alerta contra dengue

Agente da vigilancia sanitaria destrói focos da dengue - Foto: Paulo Polônio

Nesta sexta-feira (04/11), a Prefeitura de Maricá fará mutirões nos bairros de Guaratiba e Barra para acabar com focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Equipes de saúde vão visitar residências para conscientizar os moradores e recolher objetos que sirvam de criadouro para o mosquito. As ações integram o projeto “Dez Minutos contra a Dengue”, que mobiliza a população a dedicar dez minutos por semana no combate a possíveis focos do aedes dentro de casa. No sábado (05/11), a ação preventiva acontece no bairro Amizade.

Uma força-tarefa com equipes das secretarias de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Transporte, Turismo, Administração, Comunicação Social, Ouvidoria e Postura participam desta campanha. Nesta semana, os agentes da Subsecretaria de Participação Popular distribuíram folhetos informativos nas casas, orientando os moradores a não deixar água parada em pneus, vasos de plantas ou demais objetos que acumulem água. Além disso, um carro de som circulou pelos bairros Guaratiba e Barra avisando sobre a ação desta sexta-feira. Os moradores ainda foram orientados a colocarem entulhos em uma caixa de papelão em frente às casas, que será recolhido por um caminhão da prefeitura.

A campanha Dez Minutos contra a Dengue já esteve nos bairros Espraiado e Bambuí e contou com ampla participação de moradores, conscientes de que o sucesso no combate à doença depende de todos, já que muitos focos do mosquito são encontrados dentro de casa.

Quem quiser esclarecer dúvidas denunciar possíveis focos do mosquito na cidade deve ligar para o número 2637-0091.

Confira os próximos bairros da campanha contra a dengue:

Mumbuca                                 12/11/2011

Ubatiba                                    19/11/2011