Maricá avança em Saúde e Educação, segundo Firjan

Maricá obteve o melhor desempenho em estudo realizado pelo quarto ano consecutivo - Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá

Cidade obteve o melhor desempenho em estudo realizado pelo quarto ano consecutivo

Maricá está avançando em áreas essenciais para a população, como educação e saúde. O município acaba de registrar o melhor resultado no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) – realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros.

Com base em dados de 2009 reunidos pelos Ministérios da Saúde, Educação e Trabalho, Maricá obteve este ano o índice 0,69 – faixa de desenvolvimento moderado. No estudo apresentado ano passado pela Firjan, com dados referentes a 2008, o município havia registrado o índice de 0.65.

Desta vez, os destaques foram as áreas da Saúde e da Educação. Na Saúde, o índice foi de 0,82 – considerado de alto desenvolvimento. São avaliados nesta área o número de consultas pré-natal realizados na rede pública; os óbitos registrados por causas mal definidas e a quantidade de óbitos infantis por causas consideradas evitáveis.

Na Educação, um resultado significativo: a cidade de Maricá obteve um índice maior do que os registrados por outras cidades da região, como São Gonçalo e Itaboraí. As variáveis levadas em consideração foram as taxas de matrícula na educação infantil; de abandono escolar e de distorção idade-série, além do percentual de docentes com ensino superior, da média de horas-aula diárias e do resultado do IDEB. Avaliados todos esses aspectos, o índice de Maricá foi 0,74.

No terceiro item pesquisado, Emprego & Renda, a cidade obteve o índice 0,52, considerando as variáveis da geração de emprego formal; estoque de emprego formal e salários médios do emprego formal.

Para realizar o estudo, a FIRJAN estipula quatro categorias de desenvolvimento em cada item avaliado: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).