Secretarias de Educação e Cultura lançam projeto que vai ensinar história da MPB nas escolas municipais

A rainha do chorinho, Ademilde Fonseca, e o príncipe do samba, Dudu Nobre, apradrinharam oficialmente o projeto MPB nas Escolas, durante o lançamento da iniciativa (uma parceria do Instituto Cravo Albim com a Secretaria Municipal de Educação), no último dia 28.

A cerimônia marcou a doação, pelo instituto, de 350 kits de ensino da música brasileira, que serão utilizados nas escolas do município em aulas especiais, que serão oferecidas em horários do contraturno escolar.

“A partir de 2012, todas as escolas da rede municipal de ensino estarão utilizando os kits para ensinar às nossas crianças e aos nossos jovens a história da música popular brasileira”, informou Andrea Cunha, subsecretária da Cidade Educadora, a cerca de 200 pessoas que compareceram ao evento.

Dudu Nobre, honrado com o convite para apadrinhar o MPB nas Escolas, lembrou que o estudo foi muito importante para a sua formação e que a cultura é o que fortalece a identidade de um país. “E isso inclui acesso à musica de qualidade”, frisou.

Ademilde Fonseca, por sua vez, ressaltou a importância de um projeto dessa ordem, que ajuda, de forma simples, a compreender a história do país através da música.

“É essencial para o ensino porque toda criança gosta de música, isto ativa a inteligência e vai incentivar muito a arte. Música e escola é um casamento perfeito e Ademilde Fonseca assina embaixo”, disse emocionada.

Já o secretário de Cultura, Ricardo Cravo Albin, elencou três importantes características do MPB nas Escolas: a convergência da cultura com a educação em nome da cidadania; a sedução da música como estratégia de impedir a evasão escolar; e honrar os artistas que sofrem com a falta de memória do país.

A solenidade aconteceu na Escola Municipal Profª Ondina de Oliveira Coelho e contou com apresentações do grupo AfroReggae, Valentim e Dalva, Riko Dorileo, Ademir Duarte, Mirene Alves e os Tambores de Ouro da E.M. Vereador João da Silva Bezerra, além do Teatro de Bonecos da E.M Marcus Vinicius. Ademilde Fonseca e Dudu Nobre que, a princípio, vieram apenas prestigiar como padrinhos, não resistiram ao clima de festa e subiram ao palco para dar uma palhinha.