Projeto de reciclagem de óleo chega a E.M. Marcus Vinicius Caetano Santana

Alunas coreografando a dança da dengue - Foto: Fernando Silva

No dia em que a E.M. Marcus Vinicius Caetano Santana, no bairro da Amizade, recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente o tonel do projeto de Reciclagem de Óleo, os alunos da escola viveram uma experiência bem divertida. Eles apresentaram, nesta terça-feira (19.10), trabalhos realizados no workshop de Educação Ambiental em forma de dança, canto, trabalhos manuais e cultivo de plantas.

Wallace Nunes, de 10 anos, e Gustavo Ribeiro, de 11, cantaram uma versão ecológica do Rap da Felicidade, escrita por todos os integrantes da turma 502, sob a orientação da professora Sônia Brito. Muito aplaudido – teve até bis! –  Gustavo confessou ter se sentido meio envergonhado no início: “Mas depois eu entrei no clima e nem liguei”, disse.

O projeto de Educação Ambiental da escola é coordenado pela professora Júlia Ferreira, que não disfarçava o entusiasmo com o envolvimento dos estudantes: “A disciplina de Educação Ambiental, este ano, saiu do quadro, do papel e dos livros e se concretizou nos hábitos dos alunos.”

Mariana Caruso, da Subsecretaria Cidade Educadora, lembra que Maricá é uma das poucas cidades que inseriu a disciplina de Educação Ambiental em toda rede municipal de ensino e que o workshop abordou vários temas, desde o problema da dengue até desenvolvimento sustentável.

”Esta escola é a primeira a receber o tonel de reciclagem de óleo e foi muito feliz em convergir a entrega feita pelo Meio Ambiente com o fim do workshop”, comentou.

Priscila Barbosa, mãe de uma das alunas que se apresentou dançando, aprovou a iniciativa do colégio e disse que as crianças acabam levando para a vizinhança informação sobre cuidados que devemos ter para preservar o ambiente.