Começam os cursos de Instalação Elétrica e Hidráulica em parceria com o Senai

Curso em parceria com o Senai vai formar instaladores hidráulicos - Foto: Paulo Polônio

Capacitação gratuita para o setor de construção civil pretende suprir carência de profissionais especializados na região

Para quem busca qualificação profissional na área da construção civil, a prefeitura de Maricá está oferecendo oportunidades gratuitas de ensino para os moradores da cidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Começaram esta semana as aulas dos cursos de Instalação Hidráulica e Elétrica, voltados para a formação de mão de obra especializada. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Educação de Maricá, está beneficiando jovens com idades a partir de 14 anos. Em novembro, outro curso gratuito será oferecido, desta vez para assentamento de pisos. Ao todo, a parceria da Prefeitura de Maricá com o Senai irá capacitar 100 moradores até o fim do ano.

Durante as aulas, que devem durar cerca de trinta dias, os alunos aprenderão técnicas para montagem de aquecedores solar, instalação de água quente e água fria, instalação de redes de esgoto, além de conhecimentos sobre os principais compostos usados nas obras, como os diferentes tipos de cimento, ferragens e ferramentas. Um dos professores do curso, Getúlio Júnior adiantou que os participantes farão inúmeras atividades práticas e sairão prontos para o mercado de trabalho.

Os cursos estão sendo realizados num momento importante para o setor da construção civil na região, que será impactado principalmente pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

As aulas são realizadas na unidade do Senai (anexo do CEM Joana Benedicta Rangel), na Rua Álvares de Castro, 900, no bairro Araçatiba.