Estudantes participam da abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia

Alunos criaram uma horta vertical feita com garrafas Pet. Foto: Fernando Silva

Alunos da rede municipal de ensino participaram da abertura oficial da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Maricá, realizada nesta terça-feira (18/10), na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro. Uma exposição reuniu 20 trabalhos feitos pelos estudantes sobre o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

Entre os trabalhos apresentados está a horta vertical feita com garrafas Pet. Alunos da Escola Municipal João Monteiro plantaram violetas, cebolinhas, coentros, salsas e hortelãs em vasos feitos com material reciclado. Todos os vasos são vedados, para evitar o acúmulo de agua e, consequentemente, a proliferação do mosquito transmisor da dengue.

Estudantes da escola municipal CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, criaram uma maquete com um projeto similar ao implantado pela prefeitura do Rio de Janeiro para evitar tragédias naturais. O aparelho, que mede a pressão atmosférica e a velocidade do vento, emite um sinal sonoro quando existe previsão de chuvas fortes.

“Gostei muito de participar deste projeto porque utilizei o que aprendi em sala de aula para criar um trabalho que pode evitar tragédias provocadas pelas chuvas. Esta tecnologia poderia ter evitado a morte de muitos moradores do Morro do Bumba, em Niterói”, afirmou Pamela Souza, de 11 anos, da 6ª série do Ensino Fundamental.

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que vai até sexta-feira (21/10), acontecem palestras, oficinas e exposições sobre temas como internet móvel, celulares, acessibilidade, tecnologia 3D e consumo consciente de energia elétrica, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá. Um concurso cultural sobre o uso seguro da energia elétrica, realizado em parceria com a Ampla, vai premiar os moradores com 90 geladeiras com baixo consumo de energia. Para participar, é preciso visitar a carreta da Ampla (localizada na praça central) e apresentar a última conta de luz. A concessionária também fará palestras e oficinas sobre o uso eficiente da energia elétrica até sexta-feira na Casa Digital, também no Centro da cidade.

Num estande da Vivo, os moradores poderão conferir as mais recentes novidades do mercado de tecnologia para celulares e internet móvel. Na área da ciência, haverá oficinas sobre reaproveitamento de materiais recicláveis, como garrafas Pet e jornais.

Nesta quarta-feira (19/10), cinco alunos vencedores de um concurso sobre a história do naturalista inglês Charles Darwin, realizado  nas escolas municipais em setembro serão premiados com um vôo panorâmico pela cidade, incluindo os 2,2 quilômetros por onde Darwin passou em 1832. O trecho, conhecido como Caminho de Darwin, fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca. O concurso, que motivou os alunos a prepararem trabalhos sobre a a biodiversidade das espécies, foi promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Casa da Ciência e o Aeroclube de Maricá.

A cidade de Maricá aproveita a Semana de Ciência e Tecnologia para comemorar o avanço acelerado de iniciativas para a inclusão digital da população. Em 2011, dois projetos municipais tornaram possível o acesso de jovens, crianças e adultos à internet. Um deles oferece acesso gratuito à rede, por meio de conexão sem fio em diversos pontos da cidade, e o outro foi responsável pela distribuição, também gratuita, de netbooks para todos os alunos com idade acima de cinco anos matriculados na rede municipal de ensino.