Prefeitura de Maricá inaugura Fazenda Volante em Inoã

A Fazenda Volante esteve sábado (17/09), no Shopping Center Inoã

Inoã, terceiro distrito de Maricá, foi o local escolhido para lançamento do projeto Fazenda Volante, da Secretaria Municipal de Fazenda, cuja proposta é levar serviços públicos de legalização empresarial e residencial, entre outros, às comunidades do município. A primeira edição ocorreu sábado (17/09), das 9h às 15, no Shopping Center Inoã, à Rodovia Amaral Peixoto, Km.15,5, Inoã.
O evento contou com a parceria das secretarias municipais de Trabalho e Emprego, Administração, Executiva de Governo, Assistência Social e Participação Popular, Ambiente e Urbanismo, e a participação do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), que ministrou palestras sobre empreendedorismo, entre outros.
Foram oferecidos os serviços de atendimento imobiliário (abertura de processos, inclusão, alterações, prescrição, imunidade e isenção de IPTU); atendimento mobiliário (constituição e legalização empresas, abertura de processos, inclusão, alteração e reenquadramento); geral (consulta de processos, parcelamento e reparcelamentos, emissão de IPTU, alvará, ISS e emissão de tela de débito). Os contribuintes que possuíam dívida com a Prefeitura, também puderam usar a Fazenda Volante para renegociar seus débitos.

Maricá Legal
Foram feitos 115 atendimentos nas diversas áreas, sendo que em etapa anterior de implantação do projeto, foram visitadas 177 empresas. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Roberto Santiago, “o resultado foi mais do que positivo., para uma primeira edição. A proposta é visitar diversos bairros do município, levando a Fazenda Volante. Sábado próximo (24/09), estaremos na Praça do Barroco, em Itaipuaçu.
O guia de turismo José Romar, 48 anos, e sua esposa, Eliane, 47, estavam buscando os serviços do projeto Empreendedor Individual, do Sebrae. “Já temos firma registrada, mas quero saber as vantagens deste projeto. Se valer a pena, migro para ele”, afirmou.
O casal Felipe Ricardo, 42, e Kelly Cristina, 38, têm veículos de transporte escolar, e estavam buscando informações sobre documentação e formas de crédito. “Já temos alvará e CNPJ. Queremos saber como passar para o novo plano e reduzir custos”, adiantaram.
Maricá tem cerca de 800 empresas, sendo que pouco mais da metade delas está devidamente registrada. O prefeito Washington Quaquá determinou o atendimento integral às empresas, e é o que estamos fazendo, cadastrando, tirando alvarás e outros documentos. Nossa intenção não é punir, pelo contrário, mas orientar e mostrar as vantagens da legalização”, declarou.