SAREM comemora Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia da Árvore, comemorado ontem (21/9), marca a entrada da Primavera, e é também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá – SAREM – comemora a data, na próxima segunda-feira (26/09), com uma programação que inclui reuniões com pais dos pacientes e curso sobre Distúrbios de Aprendizagem relacionados à Visão para os profissionais, além de um almoço.

Criado em agosto de 2001, o SAREM vem avançando no trabalho com crianças, adolescentes e jovens com deficiência (motora, auditiva, intelectual e visual), além de autistas e crianças/adolescentes com dificuldade de aprendizagem. São 28 profissionais que atuam nas áreas de psicologia (10), fisioterapia (5), fonoaudiologia (7), terapia ocupacional (2), odontologia (1), serviço social (1) e psicologia familiar (2), para atender 510 pacientes por semana. Às vezes, por dificuldade de entendimento dos pais, o tratamento é interrompido, e quando aquele deficiente volta, o trabalho tem de ser reiniciado. A instituição trabalha em rede com as secretarias municipais de Educação (Assessoria de Educação Inclusiva), Saúde (Ambulatório Geral e Coordenação de Saúde Mental – CAPS), Assistência Social (CRAS, CREAS), e Conselho Tutelar, além de solicitar atendimento para seus pacientes em órgãos federais e estaduais, tais como o Hospital Universitário Antônio Pedro, o Hospital N. Sra. Do Loreto e o Hospital Fernandes Figueiras, quando necessário. No momento, o SAREM está necessitando urgentemente de um psiquiatra infantil ou neuropediatra, para completar seu quadro de atendimento clínico.

Referência

Com 22 anos de profissão, dos quais três na direção do SAREM, a psicóloga Sheyla Azevedo afirma que a luta é de todo dia. “A articulação política é importante no sentido das conquistas legais e mobilização da sociedade, mas a luta não se limita a isso. No trabalho ambulatorial a luta é diária, visando recuperar disfunções, prevenir deformidades, restabelecer incapacidades decorrentes de sequelas, desenvolver habilidades ou aprimorar ganhos, contribuindo, desta forma, para a educação inclusiva ou atendendo aqueles que ainda não têm condições para inclusão escolar, os alunos da Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva. Nossa equipe atua com projetos terapêuticos desenvolvidos pelos profissionais de cada núcleo de atendimento. Não há fila de espera ou limite de idade para o atendimento ao deficiente, somente para os que vêm encaminhados por dificuldade de aprendizagem. Temos pacientes chegando para a Estimulação Precoce com dois meses de idade. O tratamento é iniciado após encaminhamento e avaliação, e não tem data para terminar. Hoje, o SAREM é referência em reabilitação na região”, diz.

Entrosamento

Dia 26 de setembro, haverá reunião dos pais com as equipes técnicas que atuam com cada grupo (categoria) de deficientes.  Após as reuniões, que irão das 10h às 11h30min, será servido um almoço preparado carinhosamente pelo pai de uma paciente. Segundo a coordenadora técnica, “em torno de 14% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, segundo estudos estatísticos, e o SAREM vem recebendo um número cada vez maior de encaminhamentos devido ao crescimento populacional do município. O enfrentamento das inúmeras demandas daí decorrentes requer o entrosamento entre profissionais de toda a rede de atendimento municipal, e principalmente dos pais com os profissionais. É este entrosamento, entre pais e profissionais, que pretendemos desenvolver cada vez mais”, conclui.  O SAREM fica à Rua Uirapurus, 200, Centro, Maricá. Tel: 2637-6476.

E-mail: sarem@marica.rj.gov.br