Dieta saudável + preparo cuidadoso = alunos felizes e bem alimentados

Além do desjejum,alunos também almoçam e lancham nas escolas - Foto Fernando Silva

Com dispensa lotadas de alimentos, escolas variam o cardápio e oferecem merenda  de qualidade aos alunos e professores

O refeitório lotado, a fila na cozinha e, principalmente, os sorrisos dos alunos não mentem: a merenda escolar servida na rede municipal em Maricá agrada a todos. A boa condição dos alimentos e o cuidado com que são preparados pelas funcionárias das unidades mostram o salto de qualidade que o item recebeu nos últimos anos. Além do desjejum, muitos colégios oferecem almoço, lanche e jantar para os alunos. São refeições que vem fazendo a diferença nesse momento de aprendizado.

Um dos exemplos desse sucesso é Escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Júnior, no Marquês. Para os 298 meninos e meninas que estudam ali, a hora mais esperada é a da merenda, um momento de encontrar os amigos e saborear o prato do dia – quase sempre mais de uma vez, segundo as cozinheiras.

“Gosto muito do frango, é muito bom”, elogia Carlos André Marins, de 10 anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental, já em seu segundo prato ao lado dos colegas, que também aprovam a comida da escola. Para a maioria, porém, o arroz doce leva vantagem.

Já no CEM Benedicta Rangel, no Centro, não é diferente. Os mil e quinhentos alunos não escondem a alegria na hora da merenda. Com a dispensa lotada de alimentos, a escola vem constantemente variando e oferecendo o cardápio de qualidade para os alunos e professores.

“Gosto muito da merenda servida aqui na escola, pois parece muito com a comida da minha casa. Sempre tem variedade e é muito saudável”, garante Ana Carolina, aluno do 6ª ano do Joana Benedicta Rangel.

A mesma opinião é compartilhada pela sua amiga Bruna Melo, 14, aluna do 7º ano.

“Acho que uma boa alimentação influencia diretamente no aprendizado e, consequentemente, no rendimento escolar. Só tenho a elogiar a merenda da escola”, afirma a estudante.

A nutricionista responsável pela alimentação nas escolas, Lourici Soares Bittencourt, revela que a merenda recebeu uma atenção especial do atual governo, que está procurando reforçar a dieta dos alunos.

“Há uma preocupação maior atualmente com itens como legumes, verduras e frutas da estação. Além de oferecer coisas nutritivas e agradáveis ao paladar, queremos também incentivar a agricultura familiar”, afirma Lourici.