Obras para água em Itaipuaçu e Inoã serão lançadas nesta terça

0
1567
Estudos que constataram a viabilidade do solo em Itaipuaçu ocorreram em março e abril

As aguardadas obras de implantação do sistema de abastecimento de água em Inoã e Itaipuaçu serão lançadas nesta terça-feira (07/6), numa solenidade no Colégio Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã. O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer, deverão participar da cerimônia.

Entre os itens da estrutura do novo sistema, estão a instalação de aproximadamente 200 quilômetros de redes, que vão possibilitar cerca de 12 mil ligações residenciais e comerciais nos dois bairros. Serão construídos também dois reservatórios: um com capacidade para 2,5 milhões de litros em Inoã e ou para Itaipuaçu, para armazenar até 4 milhões de litros. Ambos receberão água que virá da estação de tratamento do Laranjal, em São Gonçalo, através de nove quilômetros de tubos ao longo da rodovia RJ-106. 

O investimento é de R$ 70 milhões e vai beneficiar cerca de 50 mil moradores. De acordo com a Cedae, este empreendimento é mais um que se alinha com as melhorias de abastecimento do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A cerimônia de lançamento está marcada para as 10 horas e o C.M. Darcy Ribeiro fica na Rua Euclides Paulo da Silva, em Inoã. 

Estudos – O convênio entre a Prefeitura de Maricá e o governo do Estado foi assinado no fim de janeiro. Em março e abril, uma equipe da Cedae realizou os estudos de solo no trajeto onde vão passar os dutos, às margens da Estrada de Itaipuaçu. Na ocasião, a estatal informou que os dutos deverão passar a cerca de dois metros de profundidade, sempre beirando a principal via de acesso ao bairro. Após a avaliação, o solo foi considerado adequado para receber a rede.