Talentos do EJA fazem a festa no Benedicta Rangel

Maria de Fátima e Sandra mostram o que sabem fazer

A 2ª Mostra de Talentos dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) animou a quadra do CEM Joana Benedicta Rangel na noite desta sexta-feira (03.06). Cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores e convidados, puderam visitar os estandes de oito escolas e acompanhar as apresentações de mímica, dança e canto dos estudantes.

“Estamos felizes pelo sucesso que temos alcançado e a cada ano que passa os talentos se somam e são cultivados. Cantar, dançar, recitar uma poesia, cozinhar, costurar, cultivar um belo jardim são talentos e levam as pessoas a momentos de prazer e alegria”, discursou a professora Elaine Ester Genaro, antes de chamar a banda do Benedicta Rangel para abrir a festa.

Enquanto isso, nas barracas, o público se deliciava com os quitutes e apreciava os artesanatos feitos por mulheres que voltaram aos bancos escolares após anos sem entrar numa sala de aula. É o caso de Sandra dos Santos, de 41 anos, que aprendeu a ler e escrever com as crianças das quais cuidava como babá e, com o incentivo do filho Luís Gustavo, de 20, que faz curso de Cinema na UFF, resolveu se inscrever no EJA. “Eu nunca estudei e me sinto muito animada com isto agora”, disse, entre a venda de uma cocada e outra.

Maria de Fátima Paixão, de 56 anos, colega de turma de Sandra, também foi incentivada pela filha Simone, de 36, que é professora em São Gonçalo. Vendendo seus trabalhos de tricô, contou que precisou largar a escola com 13 anos para trabalhar e ajudar em casa. “Éramos 13 irmãos e minha mãe tinha problemas de saúde”, lembra.

Outro aluno que é motivo de orgulho no EJA é Maicon Augusto, de 24 anos. Surdo, pai de dois filhos, trabalha catando latinhas e possui um dom para desenhar. “Lá na Carlos Magno, procuro incentivá-lo bastante com o desenho, que ele executa rapidamente, em dez minutos está pronto”, ressalta Elaine.

Para a coordenadora do EJA, Arilda Rocha, isto é que é importante na educação com jovens e adultos. “Trabalhar as habilidades deles e estimulá-los para que desenvolvam sua auto-estima”, pondera.

Presentes ao evento, a subsecretária de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Mariane da Fonseca, de Administração e Finanças da Educação, Adriana Luiza, e o subsecretário de Tecnologia, Bolívar. As escolas participantes foram: Maurício Antunes de Carvalho; Alfredo Nicolau Silva Júnior; Reginaldo Domingues dos Santos; Carlos Magno Legentil de Mattos; Professor Darcy Ribeiro; Professora Dirce Marinho; João Monteiro e a anfitriã da festa, Benedicta Rangel.