Prefeitura e Cedae lançam obras para abastecimento de água em Inoã e Itaipuaçu

Wagner Victer e Washington Quaquá durante o lançamento das obras. "Muita gente não acreditava", lembrou o presidente da Cedae

As obras que vão levar água a Inoã e Itaipuaçu foram oficialmente lançadas na manhã desta terça-feira (07/6) pelo prefeito Washington Quaquá e pelo presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer. A solenidade ocorreu no Colégio Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, e contou com a presença de vereadores e parte do secretariado.

Em seu discurso, Wagner Victer afirmou que a estatal realiza hoje o maior volume de investimentos jamais recebido pela cidade em toda a sua história. “Somando esta obra com a de Ponta Negra, que é de expansão, são quase R$ 100 milhões. No caso de Itaipuaçu e Inoã, sabemos que muita gente não acreditava mais que pudesse acontecer, mas será uma realidade nos próximos dois anos”, garantiu o presidente da Cedae.

Washington Quaquá lembrou que a chegada da água nos dois bairros representa um salto na qualidade de vida dos moradores e o cumprimento de uma das metas do governo. “Até o fim do ano que vem, teremos cerca de 80% do município coberto por redes de água potável tratada. Vamos começar também em breve o assentamento da rede que vai servir a São José de Imbassaí e Parque Nanci”, antecipou o prefeito.

Estrutura – Entre os itens da estrutura do novo sistema, estão a instalação de aproximadamente 250 quilômetros de rede, que vão possibilitar cerca de 12 mil ligações residenciais e comerciais nos dois bairros. Serão construídos também dois reservatórios: um com capacidade para 2,5 milhões de litros em Inoã e outro para Itaipuaçu, para armazenar até 4 milhões de litros. Ambos receberão água que virá da estação de tratamento do Laranjal, em São Gonçalo, através de nove quilômetros de tubos ao longo da rodovia RJ-106.

O investimento é de R$ 70 milhões e vai beneficiar cerca de 50 mil moradores. De acordo com a Cedae, este empreendimento é mais um que se alinha com as melhorias de abastecimento do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).