Carnaval com alegria e tranquilidade

Dezenas de blocos arrastaram multidões pelas ruas da cidade

Duas palavras podem definir como foi o Carnaval 2011 em Maricá: Alegria e tranqüilidade. Milhares de pessoas, sobretudo muitas famílias, lotaram todas as noites os doze pontos onde houve folia em toda a cidade, brincando atrás dos 51 blocos e nove trios elétricos que desfilaram pelas ruas. Tudo com poucos registros de confusões que pusessem em risco a festa dos foliões.

Com um orçamento de pouco mais de R$ 1 milhão, foi possível montar uma estrutura com palcos, banheiros químicos suficientes, equipamento de som de qualidade e artistas que garantiram a animação de quem estava na rua. A Prefeitura garantiu também em todos os locais ambulâncias e apoio logístico, através de órgãos como a Guarda Municipal e da Secretaria de Transportes, todos atendendo a uma população que mais que dobrou nos cinco dias, entre moradores e turistas.

Saúde e segurança – Entre o sábado de Carnaval e a quarta-feira de cinzas, o Hospital Conde Modesto Leal realizou mais de 1.200 atendimentos, uma media de 240 por dia. A maioria das ocorrências teve origem no trânsito, como atropelamentos, colisões e quedas de motocicleta. Houve ainda casos de ferimentos causados por agressões e um por arma branca, mas sem gravidade.

De acordo coma 82ª DP, o número de ocorrências registradas ficou dentro da margem prevista para o período, mas a distrital não divulgou nenhuma estatística. Os órgãos que cuidam da segurança do município afirmam que não houve nenhum registro de maior vulto em todo o período.

Lixo – Uma operação especial para coleta de lixo teve início em Maricá já na quarta-feira de cinzas (09/3). A empresa Thális Transportes e Serviços firmou compromisso com a Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo para reforçar as equipes que realizam a coleta nas ruas, como uma média de volume coletado de 40 toneladas por dia. Somente no primeiro dia, foram recolhidas maisde 157 toneladas de rejeitos, quase 70 toneladas a mais do que o coletado um mês antes.

No total, sessenta garis em quinze veículos circulam pelos bairros realizando a coleta, mesmo durante a noite e a madrugada. A secretaria lembra no entanto que, em razão do mau tempo, algumas equipes encontram dificuldade de acesso a determinados locais. O órgão garante, porém, que nenhuma rua deixará de ter o lixo recolhido.