Trabalhadores rurais de Maricá formam comissão para reativar sindicato

Trabalhadores rurais de Maricá formam comissão para reativar sindicato
Agricultores familiares e trabalhadores rurais reuniram-se ontem (14/3), no Mercado do Produtor de Maricá, para discutir estratégias de ação para reativação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município.
Presentes o diretor de Políticas Agrárias e de Meio Ambiente da Federação Estadual de Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (FETAG) Manoel Barbosa, o assessor da Secretaria de Organização Política Sindical da CUT Nacional, Caio Perácio, o assessor da Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Maricá, Jorge Silva, o engenheiro agrônomo Diego Legentil, trabalhadores e produtores rurais.
Propostas
Foram tiradas propostas como a de assembléias para discussão de questões da categoria, e apresentação de chapas para novas eleições do sindicato. Em razão da documentação principal – Carta Sindical e Ata de Fundação, entre outros -, estar ainda em mãos do ex-presidente, Sr. Ivo, e deste ter se negado a entregá-la de imediato, foi montada uma comissão de sócios sindicalizados para autorizar ofício a ser expedido pela FETAG, para solução do impasse.
O diretor da FETAG, Manoel Barbosa, informou que, pesquisando o histórico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maricá,  constatou que a entidade chegou a reunir cerca de dois mil associados, número suficiente para iniciar um trabalho de base com assistência social e apoio de outras entidades. "A categoria precisa se reunir para fortalecer o setor, no município. A união da classe mobilizará a reativação do sindicato, que tem como alguns de seus objetivos o suporte técnico e administrativo em questões trabalhistas, processos de aposentadoria rural, crédito rural, assistência médica e orientação jurídica, entre outros.
Documento oficial
Foi decidido que um documento oficial com protocolo será entregue em mãos por membros da FETAG, requisitando a documentação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maricá, em mãos do seu ex-presidente. “Caso o ofício não seja respondido dentro do prazo, será movida ação judicial através do Ministério Público. O próprio estatuto sindical determina a entrega da documentação no processo de transmissão do cargo, ou interrupção de mandato. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi desativado há três anos, portanto expirou o prazo da presidência, tendo que se formar nova diretoria com eleições na reativação do mesmo”, declarou o diretor da CUT, Caio Perácio.