Maricá contrata link para disponibilizar internet gratuita à população

Pontos de acesso em Inoã

A Prefeitura de Maricá passou a operar nesta quinta-feira (20/1) um link de 150 megabytes para o projeto Maricá Cidade Inteligente, que vai beneficiar, em sua fase inicial, 64 mil pessoas dos bairros do Centro, Itaipuaçu e Inoã. Elas terão acesso gratuito à internet através da rede sem fio conhecida como WI-FI.

“A equipe de informática já está trabalhando para colocar a rede wireless no ar, disponibilizando o link para a população em no máximo dez dias”, afirma a Secretária de Fazenda, Maria Helena Alves.

Trinta antenas foram instaladas no município em locais estrategicamente pensados para permitir o melhor uso possível da nuvem de sinal.

Quem estiver até 400 metros de distância das antenas terá conexão 100%. Acima desse alcance, precisará adquirir um kit de instalação (antena + aparelho de recepção para rede sem fios) a fim de otimizar o acesso.

Usuários de Notebooks, Netbooks e Smart Phone, entre outros equipamentos prontos para acesso à rede sem fio, não terão necessidade de obter o kit.