Maricá envia 1,5 tonelada de donativos a Nova Friburgo

Parte dos donativos seguiu em um ônibus e a outra, num caminhão frigorífico

Alimentos não perecíveis, roupas e água potável foram algumas das doações entregues ao município mais atingido pelas chuvas na Região Serrana do Rio

A primeira semana de campanha da prefeitura de Maricá para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas na Região Serrana, que mobilizou moradores e comerciantes locais, já colheu os primeiros resultados. A cidade se uniu numa corrente de solidariedade e enviou nesta quarta-feira (19/1) para a cidade de Nova Friburgo, a mais atingida pela chuva, cerca de 1,5 toneladas de alimentos não perecíveis, 1,8 mil litros de água, além de milhares de peças de roupas, calçados, colchonetes e materiais de higiene pessoal, como escovas de dente, sabonetes e creme dental. Dois fogões e uma geladeira também foram doados. Foram usados um caminhão frigorífico e um ônibus para transportar os donativos.

Também seguiram para a cidade serrana cerca de trinta agentes da Defesa Civil, Guardas Municipais e pessoal de apoio da Secretaria de Assistência Social e Participação Popular para auxiliar na distribuição dos alimentos e, principalmente, da água mineral que está em falta naquela região.

Sangue – O subsecretário de Defesa Civil, Emerson Jefferson, afirmou que já acertou com a secretária de Saúde de Rio Bonito, Maria Juraci Dutra, a ida de um grupo de agentes de Defesa Civil e Guardas Municipais, para fazer uma nova doação de sangue, que deve acontecer no início do mês de fevereiro. A primeira ocorreu na terça-feira (18/1).

“Conversei com a secretária de Saúde de Rio Bonito e resolvemos que as doações sejam feitas num período de, no mínimo, duas semanas, pois o sangue tem validade e tem um período para ser utilizado. Estamos viabilizando para que mais de trinta agentes participem da doação de sangue”, explica Jefferson.

Locais de doação

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, a arrecadação de donativos prossegue em Maricá. O número de pontos de coleta de donativos não para de aumentar em toda a cidade. Além dos órgãos do governo municipal que já recebem as doações deste os primeiros dias – Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, Defesa Civil e Guarda Municipal –, outros locais se colocaram à disposição para captação dos itens necessários ao povo da Região Serrana. Em uma semana, o total de donativos ultrapassou as oito toneladas.

Em toda a orla entre Itaipuaçu e Ponta Negra, as doações podem ser feitas nos postos de salvamento. Também em Itaipuaçu, o posto da GM também recebe donativos, assim como o Posto de Saúde de Inoã (km 15 da rodovia RJ-106) e no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de São José de Imbassaí. A subprefeitura de Ponta Negra é outro local de recebimento.

O comércio local também entrou na campanha, e vem recebendo alimentos não perecíveis, roupas, água e objetos de higiene pessoal, entre outros itens, na padaria Ponto Certo, em Itapeba, e no Bazar Vem Que Tem, que fica no Km 22, em São José de Imbassaí, que serão destinados aos moradores afetados pelas chuvas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Marilza Medina, a maior necessidade das vítimas das enchentes é de água, velas, fósforos objetos de higiene pessoal e medicamentos dentro da validade. As doações de roupas já chegaram a um patamar suficiente, mas as que chegaram aos locais passarão por uma triagem.