Curso ministrado pela UFF formou novos gestores de escolas

Parte da turma que concluiu o curso, juntamente com a professora Suely Camargo (C) - Foto Paulo Polônio

O público-alvo foram os diretores gerais, adjuntos e coordenadores de escolas municipais

Profissionais da educação de Maricá participaram do Curso de Gestores de escolas, que foi ministrado pela Fundação Euclides da Cunha, através de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A formatura, realizada no sábado (4/12), no Centro Educacional Municipal Benedicta Joana Rangel, no Centro, às 9 horas,  reuniu 111 formandos. As aulas do curso aconteceram as terças, quintas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, na Casa Digital, no Centro, e destinou 120 vagas a diretores gerais, adjuntos, coordenadores, e a professores da rede municipal.

Segundo o subsecretário de Educação Básica, Luis Cláudio da Silva, durante o evento foi realizado um seminário de encerramento onde cada participante fez um relato sobre a sua experiência como gestor. A professora Suely Camargo, responsável por uma das turmas,  afirmou que as aulas foram voltadas para o cotidiano dos alunos, dando ênfase para que os novos gestores pudessem pensar a própria gestão da escola, envolvendo todos os elementos que compõe o processo educativo.

O secretário de Educação, professor Marcos Ribeiro, disse que o curso de Gestores de Escolas Públicas é uma ótima oportunidade de democratizar ainda mais o espaço do ensino na prática da administração escolar, e das políticas públicas que estão sendo implantadas no setor. Ele explicou que o curso vai ampliar o número de profissionais mais qualificados do quadro de pessoal efetivo da administração municipal, que aprenderam a usar os recursos da educação em conjunto com a comunidade.

Fórum de Diretores – Uma das propostas feita pelos novos gestores foi a criação de um Fórum permanente de diretores de escolas. Para isso, eles formaram uma comissão que tem a missão de elaborar a melhor forma de funcionamento desse fórum. A idéia já foi apresentada ao secretário Marcos Ribeiro, e ao subsecretário Luis Claudio, que deram todo o apoio para essa iniciativa.

“Nesse fórum, os profissionais da educação continuarão discutindo livremente as questões ligadas a educação no município. O secretário Marcos Ribeiro já sinalizou que a formação continuada será priorizada também em 2011. O próximo curso será destinado para os orientadores pedagógicos e orientadores educacionais”, garante Luiz Cláudio.