Ciência e Tecnologia entrega certificados para a Terceira Idade

Entrega dos certificados emocionou e empolgou os "formandos"

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Embratel, entregou nesta terça-feira (14/12), na Casa Digital, certificados de conclusão do curso de Iniciação à Informática para a Terceira Idade. A cerimônia teve a presença do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Bolívar Machado, a coordenadora da Casa Digital, Andréa Regina da Costa, e o diretor do Instituto Embratel, Luís Bressan.

O subsecretário Bolívar Machado declarou que “o que está se presenciando hoje aqui, é um momento histórico. É a primeira formatura de informática da terceira idade no município, através de um curso público. A emoção de um idoso ao conhecer de perto o mundo virtual compara-se a de uma criança aprendendo as primeiras letras. É um mundo novo e fascinante de descobertas”, enfatizou.

O diretor Luís Bressan, do Instituto Embratel, adiantou que a instituição está presente em nove estados brasileiros, atendendo a 12 mil pontos de informática. “No caso de Maricá, entramos com 22 computadores, a rede na internet e suporte de conteúdo sócio-educacional. A proposta do Instituto Embratel é promover a inclusão social através da inclusão digital, e temos conseguido atingir nosso objetivo. A parceria com a Prefeitura de Maricá foi mais um ponto para nosso trabalho”, afirmou.

Emoção – Seis alunos concluíram o curso, e emocionaram-se ao receber os certificados. Houve apresentação de um vídeo documentando momentos em sala de aula, e depoimentos dos formandos agradecendo à organização do curso e declarando a decisão de avançar mais no mundo da informática. A professora Andréa Regina da Costa, coordenadora da Casa Digital, mediadora do curso, foi muito elogiada pela sua didática com os alunos.

“Ela é nota 100. Entrei como ouvinte, insisti em conseguir a vaga, e ainda trouxa a minha esposa para fazer o curso. Aprendemos muito com a professora Andréa”, declarou Wimgeberg Pereira, o Zé do Pedal, 63 anos, maricaense famoso por ter completado a volta ao mundo de bicicleta. Agora, posso me comunicar com meus amigos no Brasil e exterior. Vou digitar assim como aprendi a pedalar”, declarou. Elinuete Costa Pinto, 65, disse que o cursos foi simplesmente “maravilhoso”, e  Maria Francisca, 73, afirmou que comprará um novo computador, para não ter de disputar o atual com o seu neto.

Ainda de acordo com  Bolívar Machado, um segundo curso, o de Informática Avançada para a Terceira Idade, será implantado assim que os 30 alunos inscritos na fila de espera, forem atendidos com a primeira etapa. “Nosso espaço ainda é pequeno, mas pretendemos ampliá-lo. A demanda é muito grande, por isso estamos priorizando os procedimentos. Em breve, teremos novos cursos implantados no município”, concluiu.