Maricá inaugura recursos multifuncionais na rede de ensino

Maricá inaugura recursos multifuncionais na rede de ensino

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, inaugurou hoje (08/12), às 15h, no Rotary Clube de Maricá, no Caxito, a implantação de recursos multifuncionais em 24 turmas de oito escolas municipais.

A mesa diretora contou com o secretário municipal de Educação, professor Marcos Ribeiro Martins; o subsecretário de Desenvolvimento da Educação Básica, Luiz Cláudio da Silva; a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, professora Mariane Mary; a assessora executiva de Educação Inclusiva de Maricá, Mônica Rigó; e a cooordenadora de Atenção Educacional Especializada, professora Helen Azevedo.

Presentes também o subsecretário de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Luiz Cláudio Ponte e o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Bolívar Machado, além de dezenas de diretores, coordenadores, professores e alunos das escolas beneficiadas. O secretário Marcos Ribeiro declarou que, “de hoje em diante, nenhuma criança ficará fora da sala de aula, mesmo a moradora do rincão mais distante do município. É um compromisso nosso, uma questão de vida ou morte dos nossos ideais”, afirmou.

Registro histórico

Foi apresentado um relatório em data-show com o trabalho realizado nas escolas e divulgação dos recursos recebidos, que darão maior suporte pedagógico ao sistema de educação inclusiva no município. As escolas que receberam os recursos, são: E.M. Maurício Antunes (Saco das Flores); E.M. Marques de Maricá (Itaipuaçu); E.M. Osdevaldo Marins da Mata (Santa Paula); E.M. Mata Atlântica (Recanto – Itaipuaçu); E.M. Antonio Lopes da Fontoura (Itapeba); E.M. Vereador Aniceto Elias (Inoã); E.M. Dirce Marinho (Ponta Grossa); e E.M. Tatiana Memória (Guaratiba). Segundo a coordenadora Helen Azevedo, os recursos vêm direto do Ministério da Educação (MEC). “São equipamentos de informática, instrumentos musicais e jogos especializados, que estimulam o raciocínio lógico, artístico, o desenvolvimento emocional e físico”, disse. “É preciso também esclarecer que este trabalho não é um tratamento clínico nem aula de reforço. O objetivo é ajudar a desenvolver a potencialidade de cada aluno, e não potencializar as dificuldades”, declarou Mônica Rigó.
As deficiências estão tipificadas em: deficiência física, intelectual, visual e auditiva.

Houve depoimento de algumas mães de crianças, alunas da Educação Inclusiva. Todas afirmaram o avanço que suas crianças obtiveram com o sistema educacional especializado. “Até 2012, estaremos implantando o primeiro Centro de Atendimento Educacional Especializado de Maricá (CAEE). A representação de Maricá foi muito bem recebida na Secretaria Nacional de Políticas para Educação Inclusiva, em Brasília. Apresentamos um dossiê completo do nosso trabalho e podemos garantir que estamos ganhando espaço e o município se tornando referência na região e no Estado do Rio”, adiantou Mônica Rigó.

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento de Educação Básica, professor Luiz Cláudio da Silva, “Antes, famílias escondiam suas crianças com deficiência. Hoje, elas procuram as escolas municipais e os centros especializados. O que aconteceu aqui foi um registro histórico, o resgate da dignidade da pessoa com deficiência, no município. A educação é o primeiro passo para a cidadania, para a inclusão plena, onde o indivíduo começa a ter consciência dos seus direitos, e passa a ser formador de opinião. Agora, não há mais como retroceder. Daqui para a frente, é só avançar. Estamos todos de parabéns por isto”, concluiu.