Prefeitura e Inea se unem para abrir canal do Recanto de Itaipuaçu

1912
Ação está sendo feita em parceria com o Inea

Uma parceria entre as secretarias de Obras e de Projetos Especiais de Maricá com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) possibilitou, esta semana, o início da abertura do canal do Recanto de Itaipuaçu. O trabalho, que deve durar uma semana, está sendo feito com uma retro-escavadeira cedida pelo órgão do Estado a pedido da administração municipal.

Além de possibilitar a renovação das águas, a ação também vai viabilizar a diminuição do nível do leito do canal, que ameaça as casas da margem nos dias de chuva. Outra conseqüência será a facilitação do trabalho dos pescadores, que tinham de carregar seus pesados barcos para o mar, há poucos metros, para iniciar ou encerrar suas jornadas de trabalho.

“Seria bom para nós que ficasse aberto sempre, pois evitaria enchentes e outros transtornos”, afirmou o sargento reformado da PM Marino Gomes Vieira, de 66 anos, que mora há oito no local relatou que eventuais cheias impedem a saída do esgoto em algumas casas.

O secretário de Obras de Maricá, Paulo Delgado, endossa as palavras do morador e disse que vai solicitar ao Inea que a passagem seja reaberta sempre que necessário.

“Constatamos a necessidade de abrirmos o canal quando vimos que as águas atingiam um nível que ameaçava as casas próximas e o sacrifício que os pescadores locais faziam para trabalhar. Fomos prontamente atendidos pelo estado e creio poderemos contar com essa parceria sempre que for preciso”, acredita.

Para a secretária de Projetos Especiais de Maricá, Luciana Andrade, haverá mais benefícios como o aumento da quantidade de espécies de peixes e crustáceos no canal. Ela também destacou a parceria com o governo do estado.

“Fizemos o pedido através de um dos diretores da Superintendência Estadual de Rios e Lagoa (Serla, um dos órgãos ligados ao Inea), Henrique Frickmann, que nos enviou o engenheiro Carlos Ramos para nos dar suporte. Temos hoje uma interação bastante produtiva com o estado”, exaltou Luciana.