Cidade apresenta baixo risco de infestação da dengue

0
873
Resultado foi considerado de extrema importância pelos agentes

Maricá ficou com índice abaixo de 0,9%

 

No último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti  (Liraa) enviado à Secretaria de Estado de Saúde, Maricá ficou entre os municípios com baixo risco epidêmico. Ao contrário de cidades vizinhas como São Gonçalo, Rio Bonito e Tanguá, que estão em alerta e com taxas entre 1,5% e 2.3%, Maricá apresentou índice abaixo de 0,9%.

Com a chegada do verão, que além de calor e pancadas de chuvas, traz também muitos turistas para a cidade, o resultado abaixo do nível considerado perigoso foi de extrema importância para os agentes envolvidos no combate ao mosquito da dengue em Maricá.  

“No início de 2009, Maricá apresentava índice de médio risco. Mas, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, o trabalho que viemos desenvolvendo junto à população, através de palestras educativas nas escolas e visitas periódicas às casas, levaram a esse resultado positivo para nós”, comenta Márcio Montenegro, coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).      

Atualmente, os bairros São José de Imbassaí, Araçatiba, Boqueirão e alguns locais do Centro estão recebendo maior atenção por parte da equipe de 60 agentes do PMCD.

“Nesses bairros, encontramos mais focos do mosquito”, ressalta.

Montenegro pede a ajuda dos moradores no combate ao Aedes Aegypti . lembrando os cuidados básicos que devem ser tomados: não usar pratinho de água nos vasos de plantas; cobrir a caixa d’água; e não deixar objetos ou recipientes que possam acumular água limpa em quintais ou áreas abertas, como latas, garrafas pet e pneus.

“A colaboração dos moradores é muito importante para continuarmos baixando o índice de infestação. Até porque, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 87% dos focos de mosquito estão dentro de casa”, frisa Montenegro.