Ação e Cidadania leva serviços gratuitos aos moradores de Itaipuaçu

Os profissionais de saúde também aplicaram vários tipos de vacinas nas crianças da comunidade - Fotos Marcos Perrier.

A prefeitura de Maricá realizou neste sábado (27/11) a primeira edição do projeto “Maricá – Ação e Cidadania”, realizado na escola municipal João Monteiro, no bairro Recanto, em Itaipuaçu, das 9 às 17 horas. O projeto tem o objetivo de levar assistência e serviços para a população em diversão áreas, como educação, saúde, assistência social, turismo, cultura e agricultura. O evento, idealizado pela secretaria de Assistência Social, contou com a participação de cerca de 800 moradores locais, que puderam fazer vários exames gratuitamente, como verificação da pressão arterial e taxa de glicose; cálculo do índice de Massa Corporal (IMC); cadastro do bolsa família e do Rio Card Especial (para pessoas com deficiência), além de tirar primeira a via da Carteira de Identidade, e receber aplicação de flúor nos dentes, cortar cabelo, fazer as unhas e massagem facial.

Um dos serviços mais procurados foi o cadastramento para os programas do Governo Federal como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, que tem inscrição recorde no município: cerca de oito mil. Os moradores estão de olho nas 1.500 casas que devem ser construídas em Maricá, a um custo médio de R$ 140 mensais para aqueles que tem renda de três salários mínimnos. Para quem buscava o primeiro emprego, a Fundação Mudes fez cadastro para estágio dos estudantes universitários e os que estão cursando o ensino médio técnico. O projeto também disponibilizou vários profissionais da área de saúde que deram informações sobre doenças, como hipertensão, tuberculose e dengue, e distribuíram preservativos para os moradores de Itaipuaçu. O próximo evento acontece no dia 11 de dezembro, na Escola Municipal Professora Dilza Sá Rego, em Jaconé.

João Globinho – Paralelamente a “Ação e Cidadania”, os alunos e professores da Escola João Monteiro organizaram várias ações culturais, intitulada João Globinho, envolvendo dança, cinema, oficinas de desenho e esquetes de teatro, baseada no  livro “A Morte de Quincas Berro D’ Água”, de Jorge Amado. O evento também uniu pais e filhos durante as palestras que abordou temas como a influência da mídia e a internet na educação, a violência na escola (bullying) e a orientação sexual na adolescência.

“Essa ação envolve vários segmentos da prefeitura de Maricá e outros parceiros, e tem como meta principal valorizar e garantir os direitos adquiridos dos moradores do município. Por isso estamos trazendo, cada vez mais, esses serviços para dentro das comunidades e valorizando, dessa forma, a nossa população”, explica a subsecretária de Programa de Transferência de Renda, Luana Menezes.