Semana de Ciência e Tecnologia tem avaliação positiva

Gerador de Van Der Graff foi o que mais chamou a atenção na Casa Digital

A Semana de Ciência e Tecnologia de Maricá terminou nesta sexta-feira (29/10) com um saldo considerado positivo pelos organizadores. O encerramento oficial ocorreu à tarde na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, com o curso de tecnologia e comunidade para a terceira idade.

O evento mais procurado, porém, ocorreu na Casa Digital, onde alunos de cursos da área científica da Universidade Federal Fluminense (UFF) montaram equipamentos da Casa da Descoberta, que funciona no campus da universidade no Gragoatá, em Niterói. Durante todo o dia, os cerca de 800 alunos da rede pública municipal e estadual que passaram pelo local tiveram uma série de experiências, em especial na área da física.

Um dos aparelhos que mais atraíram a atenção dos estudantes foi o chamado “gerador de Van Der Graff”, que distribui energia elétrica para quem está em volta dele quando acionado. As reações mais comuns eram sempre de susto e surpresa.

“Caramba, isso dá choque mesmo! Muito interessante”, espantou-se Fernanda França, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Elisiário Matta. Os professores também aproveitaram bastante os experimentos. “Dá para aplicar na prática o que ensinamos na sala de aula”, avalia o professor de física Sérgio Theodoro, também do Elisiário Matta.

Havia ainda um outro gerador que utiliza uma bicicleta ergométrica e o banco giratório que mede a distribuição da massa física do ser humano. Os alunos que saíam da Casa Digital tinha novas lições. “Aprendi que as correntes elétricas são muito importantes”, relatou Douglas Francisco, de 10 anos, que estuda na E.M. Joaquim Eugênio, na Mumbuca.

Balanço – Numa avaliação geral, o secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro, afirmou que está muito satisfeito com o evento como um todo. Segundo ele, a SCT em Maricá tinha dois objetivos.

“Queríamos inserir a cidade no contexto nacional da ciência e tecnologia e, também, aproximar ao máximo principalmente os estudantes dessa busca pelo conhecimento, que eles tivessem curiosidade científica. Creio que alcançamos essa metas com sobras”, comemorou o secretário, que destacou as apresentações das escolas da rede municipal.

“Pudemos ver que os alunos se empenharam bastante, cada uma a seu modo, mas todas mostraram muito interesse pelo tema. Além disso, fazemos parte de um seleto grupo de 23 municípios do estado que tiveram o privilégio de sediar eventos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ano que vem teremos novamente e vamos realizá-la enquanto estivermos à frente da pasta”, garantiu.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação de Maricá, Bolívar Machado, endossou as palavras de Marcos Ribeiro e considerou que a semana foi algo marcante para a cidade. Para ele, o projeto deu a oportunidade de o município democratizar o conhecimento.

“Conseguimos trazer para essa busca por conhecimento o cidadão, seja ele aluno, professor, idos. Nunca se envolveu tanto o cidadão maricaense num evento dessa natureza. Quem veio nos visitar ficou maravilhado com o que viu e vai comentar pelo país afora como foi bom nosso evento, Além disso, a Casa Digital se transformou num foco de interesse como jamais tinha sido antes e vamos centralizar lá o curso de informática para os idosos”, adiantou Bolívar, citando esse como o principal fruto que a SCT 2010 está deixando.