Começam obras de prevenção dos efeitos das chuvas em Maricá

0
1339
O Parque da Cidade é um dos locais beneficiados com o início das intervenções

Intervenções incluem a duplicação da ponte da Mumbuca, drenagem e pavimentação de várias ruas do município, realizadas em parceria com o Governo do Estado

A prefeitura de Maricá, em parceria com o Governo do Estado, iniciou um conjunto de intervenções de reparos e prevenção visando o período de verão, além de possíveis novas precipitações do tempo. Os projetos foram aprovados pelo Ministério da Integração Nacional, que liberou uma verba emergencial no valor de R$ 10 milhões.

As obras previstas em Maricá, cuja maioria foi iniciada simultaneamente nesta semana, são a drenagem, pavimentação e contenção de encostas em todo o Parque da Cidade; drenagem, pavimentação, contenção de encostas, dragagem e instalação de galeria pluvial no entorno do canal do Mato Dentro, em Itaipuaçu; drenagem e pavimentação de ruas no Saco das Flores e em São José de Imbassaí; dragagem do canal do Parque Eldorado; dragagem do rio Manoel Ribeiro; duplicação da ponte da Mumbuca; reconstrução de parte do calçadão de Araçatiba e recuperação de vias (tapa buracos).

Na última semana de outubro, teve início a pavimentação de várias ruas do bairro Parque da Cidade e a limpeza do córrego que passa pela localidade, que estava completamente assoreado. Além disso, também já está em andamento a construção da nova ponte da Mumbuca, interditada ao trânsito de veículos desde as fortes chuvas de abril. Ela será duplicada e ganhará uma nova via para passagem de carros e pedestres.

De acordo com o Secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho, as obras estarão prontas até o final do ano. "Encaminhamos os projetos para os governos federal e estadual e os recursos foram liberados, as obras iniciadas praticamente ao mesmo tempo nos garante a rápida execução dos serviços. Até o fim do ano vai estar tudo pronto, com exceção da duplicação da ponte da Mumbuca que pode ser um pouco mais demorada", afirmou o secretário.

“Essas intervenções já sinalizam o pensamento que estamos implantando nas ações da secretaria, que é investir na prevenção de possíveis problemas de infraestrutura na cidade”, garante o secretário Celso Cabral.