Conselho Popular de Maricá será eleito em novembro

As eleições para os Conselhos Populares de Maricá estão confirmadas para o dia 15 de novembro, das 9h às 16h. O pleito havia sido inicialmente marcado para o dia 7 de setembro, e mas foi adiado devido às eleições gerais no país.

A inscrição para os candidatos encerrou no dia 24 de outubro. Quinze chapas foram registradas pela Subsecretaria de Participação Popular, setor que implantou o projeto e que coordenará todo o processo eleitoral, através de pessoal  qualificado – delegados, presidente e vice-presidente de mesa, secretários e mesários – , a maioria agentes de participação popular eleitos ou indicados, devido conhecerem as comunidades e os bairros.

As chapas são formadas com um mínimo de 13 candidatos a conselheiro, mais 13 suplentes em cada uma. Outras chapas contam com mais candidatos disputando as 13 vagas regulamentares para o Conselho de cada subprefeitura.

Novidade – Segundo o subsecretário Léo Nóbrega, a novidade do pleito é a inscrição da chapa “Juventude Revolucionária”, formada por alunos do Grêmio Estudantil do Ciep Robson Mendonça Lou, em Itaipuaçu.

“De maneira geral, todas as chapas estão motivadas a disputar as vagas, pretendendo contribuir com o governo para o desenvolvimento do município. Na verdade, serão 13 titulares e 13 suplentes que monitorarão as ações das subprefeituras, para uma maior integração com as comunidades e com o Poder Executivo”, disse.

As eleições acontecerão simultaneamente nas escolas mais próximas às subprefeituras, em todos os bairros onde aconteceram as assembléias populares. De acordo com o subsecretário, todo cidadão maricaense deve votar, pois o voto pode melhorar em muito a vida do seu bairro e comunidade. “A participação popular fortalece a democracia e educa politicamente o cidadão”, concluiu.