Maricá lança inclusão digital para a terceira idade

Projeto tem apoio da Fundação Bradesco e da Intel Informática

Evento é parte da Semana de Ciência e Tecnologia, que teve ainda palestra sobre pré sal na Universidade Severino Sombra

A Semana de Ciência e Tecnologia, quer vai até sexta-feira (29/10), teve um dia movimentado nesta terça (26). O primeiro evento ocorreu no campus da Universidade Severino Sombra, no Flamengo, onde houve uma palestra sobre a produção do petróleo e suas perspectivas para o futuro com o advento do pré sal. À tarde, ocorreu o lançamento do projeto de informática para a terceira idade.

O projeto tem a coordenação da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e o apoio da Fundação Bradesco e da Intel Informática, que forneceram equipamentos e kits com material didático, a solenidade aconteceu na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro. A apresentação foi feita pela superintendente de Educação Tecnológica, Juliane Thur Dias e pela coordenadora da Casa Digital, Andrea Regina Costa. A diretora geral da escola, professora Shirleine Estrela Rangel, cedeu o espaço do laboratório de informática para as aulas da primeira semana. A partir da segunda semana, as aulas acontecerão na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel. As aulas serão sempre às terças, quartas e sextas-feiras, na parte da tarde.

Os alunos são de vários bairros do município, de profissões diversas e idade média de 65 anos. A primeira turma conta com dez inscritos, e a maioria terá contato com o mundo virtual pela primeira vez. José dos Santos, 75 anos, o famoso “Zé do Pedal”, morador do bairro Flamengo e que deu a volta ao mundo de bicicleta, percorrendo 78 países em quatro anos e três meses, declarou que seu nome figura na rede mundial de computadores como o homem que acendeu a pira olímpica em 2002, porém não sabe acessar a internet para rever a realização do seu feito.

Dez alunos estão inscritos na primeira turma do curso, que abrirá inscrições logo após a conclusão da primeira etapa. Serão ministrados módulos de iniciação à informática, como Word e Internet, com software livre, e terá a duração média de três meses e meio, com três aulas semanais.

Segundo a superintendente Juliane Thur, 175 professores da rede pública estão sendo formados como mediadores, para transmitir os conhecimentos de informática aprendidos para seus alunos.

“Da mesma forma que os alunos, queremos que seus pais e avós, tenham acesso a esse tipo de conhecimento. O prefeito Washington Quaquá espera que Maricá esteja preparada para o progresso que se anuncia e, para isso, o conhecimento tem de ser compartilhado. Faz parte das políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal, a inclusão digital para todas as idades”, adiantou.

Petróleo – Pela manhã, um grupo de estudantes assistiu à palestra sobre o pré sal e o processo de produção do petróleo na USS. O seminário foi ministrado por Luiz Antônio Corrêa Dias, professor do departamento de Engenharia e Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Em sua explanação, o docente falou das origens da camada do pré sal desde a formação dos continentes e, também, explicou como funciona o refino e o beneficiamento do óleo. A intenção era mostrar como será o processo de confecção dos plásticos derivados do mineral.
De acordo com Luiz Antônio, o público ouvinte da palestra era composto por alguns que serão futuros profissionais do setor.

“Esses jovens estarão no epicentro da atividade do Comperj, daqui a alguns anos. É para eles que temos de mostrar o potencial que vem por aí. A propósito, a cidade de Maricá tem um enorme potencial para ser uma das cidades centrais desse crescimento, mas falta ainda investimento na atividade industrial, que não precisa ser necessariamente na indústria pesada”, alertou o professor.